Pernambuco

MOBILIZAÇÃO

“Dia do Basta”: centrais e frentes populares convocam para ato de protesto

Com participação de várias categorias de trabalhadoras e trabalhadores, com outras organizações e movimentos populares

Brasil de Fato | Recife (PE) |
Centrais Sindicais em Pernambuco e os movimentos sociais intensificam os preparativos para o “Dia do Basta”
Centrais Sindicais em Pernambuco e os movimentos sociais intensificam os preparativos para o “Dia do Basta” - Brasil de Fato Pernambuco

As Centrais Sindicais em Pernambuco e os movimentos sociais intensificam os preparativos para o “Dia do Basta”, em 10 de agosto. O movimento, também chamado de Dia Nacional de Mobilização e paralisações, ocorrerá em todo o País.

No Recife, as centrais e os movimentos sociais marcaram a concentração para o ato a partir das 15h, na Praça do Derby, seguido de ato de protesto. Com participação de várias categorias de trabalhadoras e trabalhadores, organizações de mulheres, estudantis, negros, LGBT e populares.

Desde a semana passada que as entidades sindicais pernambucanas estão panfletando pelos principais corredores do centro do Recife,  convocando a população para participar e ampliar as manifestações. "Orientamos também os militantes e as organizações do movimento social, sindical, artístico e cultural que constroem as frentes em todo o Brasil a aprofundar o diálogo com a população, bem como as centrais sindicais, no sentido de apoiar as paralisações das diversas categorias” assinala o comunicado das centrais.

Em junho passado, as centrais aprovaram uma "agenda prioritária da classe trabalhadora", com propostas para o próximo governo. O documento já foi entregue a candidatos e líderes partidários. Entre as pautas, os trabalhadores protestam contra a política de preços da Petrobras e o aumento do gás de cozinha, os cortes pelo governo Temer nas políticas sociais e a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu direito de concorrer à Presidência da República nas eleições de outubro. As entidades querem ainda a revogação da Lei 13.467, de "reforma" trabalhista, e da Emenda Constitucional 95, que congela gastos públicos por 20 anos.

Edição: Catarina de Angola