FUTEBOL

Pela terceira vez, Grêmio e Inter disputam a mesma Libertadores da América

Dupla estreia no mesmo dia na competição que homenageia em seu nome os lideres que livraram a América do domínio europeu

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Competição é disputada por 44 equipes, em duas fases preliminares, fase de grupos e mata mata
Competição é disputada por 44 equipes, em duas fases preliminares, fase de grupos e mata mata - Divulgação / Conmebol

Os dois clubes gaúchos estreiam Copa Libertadores da América no dia 6 de março, ambos jogando na casa do adversário. Pelo grupo A, o Inter enfrenta o classificado na pré-Libertadores entre o argentino Talleres e o chileno Palestino. Pelo grupo H, o Grêmio encara o Rosário Central, na Argentina.

Inter busca opções táticas para surpreender

Treinamento do grupo colorado com técnico Odair Hellmann / Foto: Ricardo Duarte/Internacional 

Depois de um início de ano marcado por derrotas no Campeonato Gaúcho, o Colorado tenta aprender com seus erros para surpreender os adversários. Após vencer o Juventude pela sexta rodada do Gauchão, utilizando jogadores em posições diferentes de sua origem, o técnico Odair Hellmann revelou que a estratégia é encontrar opções para buscar o tri da Libertadores. 

“Essas variações táticas são importantes para que a gente possa usar em todas as disputas, pensando jogo a jogo, caso a caso, para que a gente possa chegar em todas as competições muito fortalecidos, com uma equipe forte, independente do sistema que iniciar", afirmou.

A manutenção de Odair e de parte do elenco que disputou a série B em 2017 e se classificou para a Libertadores em 2018 dá a ideia de um trabalho de fortalecimento a longo prazo. Com dificuldades financeiras, o clube “precisa priorizar a qualidade, mesmo em detrimento da quantidade”, nas palavras do diretor executivo, Rodrigo Caetano. 

Os primeiros reforços de 2019 foram: o lateral-direito Bruno, que estava no Bahia; o volante Rodrigo Lindoso, que estava no Botafogo; Rafael Sobis, que retorna ao clube pela terceira vez, após negociação com o Cruzeiro; o meia-atacante Neilton, que vem do Vitória e promete fazer um bom trio ao lado de Nico López e William Pottker; e Guilherme Parede, atacante emprestado pelo Coritiba. O tão esperado retorno do atacante Guerreiro, que sofre suspensão por doping, será no dia 23 de abril. Também contratado, o volante Matheus Galdezani teve uma ruptura de ligamento e se afasta por sete meses sem ter estreado.

Grêmio inicia competição com confiança

Renato Gaúcho comanda treino da equipe tricolor / Foto: Lucas Uebel/Gremio FBPA 

O começo de temporada do Grêmio tem sido de lua de mel entre a equipe e seus torcedores. Iniciou com uma série de invencibilidade e acumulando goleadas no Campeonato Gaúcho. Já levantou sua primeira taça: a Recopa Gaúcha, com uma vitória de 6 a 0 sobre o Avenida, jogo válido também pelo estadual. Após este jogo, liderava o Gauchão isolado, somando 21 gols marcados e apenas um sofrido, com a melhor defesa e o melhor ataque entre os clubes da série A do Brasil.

O técnico Renato Portaluppi, que já conquistou para o Tricolor a Copa do Brasil, a Copa Libertadores, a Recopa Sul-Americana e o Gauchão de 2018, agora busca o tetra da Libertadores. "O Grêmio é isso: um time que joga sempre para vencer e para ser campeão. É resultado de trabalho, sempre respeitando os adversários. Ninguém consegue nada sem trabalhar. Hoje o Grêmio tem o melhor ataque e a melhor defesa e não é à toa", avaliou. "Nosso objetivo é sempre melhorar e o jogador não pode se acomodar.”

A qualidade do plantel é inegável, mesmo com a perda de alguns nomes como o goleiro Marcelo Grohe, que foi jogar na Arábia Saudita; Ramiro, que foi para o Corinthians; o meia Douglas, que está livre no mercado; e o atacante Jael, que foi jogar no Japão. Por isso, o clube foi atrás de reforços pontuais, como o goleiro Júlio Cesar, que veio do Fluminense e disputa a titularidade com Paulo Victor; o meia argentino Montoya, que estava no Cruz Azul do México; o volante Rômulo, emprestado do Flamengo, e os atacantes Felipe Vizeu, que estava no Udinese da Itália, e Diego Tardelli, que jogava no Shandong Luneng da China.

A fase de grupos da dupla 

O Inter está na chave do atual campeão, o argentino River Plate. Também terá pela frente o peruano Alianza Lima, além do classificado na pré-libertadores. Já o Grêmio, que é cabeça de chave no seu grupo, vai encarar o Rosário Central, o chileno Universidad Católica e o classificado na pré-Libertadores entre o paraguaio Libertad e o colombiano Nacional de Medellín. Os jogos que definem a pré-Libertadores acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro (após o fechamento do jornal).


Este conteúdo foi originalmente publicado na versão impressa (Edição 10) do Brasil de Fato RS. Confira a edição completa.

Edição: Katia Marco