OCUPAÇÃO ILEGAL

Israel anuncia assentamento “Altos de Trump” em território ocupado em Golã

Netanyahu saúda Trump por reconhecer área durante sua reeleição; EUA é a única nação que reconhece a ocupação como legal

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Primeiro-ministro isralense, Benjamin Netanyahu, e embaixador estadunidense participam de inauguração de assentamento
Primeiro-ministro isralense, Benjamin Netanyahu, e embaixador estadunidense participam de inauguração de assentamento - Foto: Jalaa Marey/AFP

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou no último domingo (16), o lançamento de um empreendimento imobiliário estatal chamado “Altos de Trump” na região dos Altos de Golã, ocupada por Israel desde 1981, quando o país tomou a área da Síria, durante a Guerra dos Seis Dias, em 1967.

O novo assentamento é uma forma de agradecer ao presidente estadunidense, Donald Trump, por sua decisão de reconhecer a soberania de Israel sobre o território anexado, em março deste ano.

Os Altos de Golã são considerados um território ocupado ilegalmente pela comunidade internacional, e o Conselho de Segurança da ONU classifica a administração israelense da área como nula e inválida.

O reconhecimento da região por Trump aconteceu duas semanas antes das eleições de Israel e foi visto como um grande presente político para Netanyahu, que foi reeleito. Os EUA são a única nação que reconhece o domínio de Israel sobre Golã.

A decisão do mandatário reverte décadas de política externa estadunidense e desafia o direito internacional. Os opositores acusam a medida de Netanyahu de ser uma jogada de marketing e ressaltam que ela não passou por nenhuma instância legislativa.

Edição: Pedro Ribeiro Nogueira