Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Política

Debate

“Temos que pautar os governadores do Nordeste à esquerda, contra o desmonte do país”

A afirmação é do professor Jonas Duarte que participou do seminário do Projeto Brasil Popular, em Caruaru

27.set.2019 às 18h52
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h52
Caruaru (PE)
Monyse Ravena
A atividade junta integrantes de movimentos populares, organizações sociais, estudantes e professores da região Nordeste

A atividade junta integrantes de movimentos populares, organizações sociais, estudantes e professores da região Nordeste - Monyse Ravena

Nos dias 27 e 28 de setembro acontece no Centro de Formação Paulo Freire, em Caruaru, o Seminário do Grupo de Trabalho em Desenvolvimento Regional do Projeto Brasil Popular. A atividade junta integrantes de movimentos populares, organizações sociais, estudantes e professores da região Nordeste para debater propostas para a região e que também irão compor o Projeto Brasil Popular.
Destacando elementos do impacto da realidade internacional, Jaime Amorim, membro da direção do nacional do MST, destacou a longa crise que o capitalismo vive em escala mundial incidindo sobretudo em países periféricos e na exploração de seus bens naturais. “Uma disputa vai se configurando com o aumento da crise, além da exploração da natureza, a retirada completa de direitos dos trabalhadores em perspectiva internacional. Na América Latina era preciso derrubar os governos progressistas para implementar os ajustes econômicos neoliberais”, afirma.
Ainda analisando a crise econômica e seus impactos no Brasil, Milena Prado, do Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos (Dieese), caracteriza a crise também como um reordenamento do lugar do capital e do trabalho na sociedade contemporânea. Para ela, “um dos motivos do golpe que derrubou a presidenta Dilma em 2016 era percepção do mercado de que o Brasil era um país onde se havia direitos demais e precisavam acabar, daí a aprovação da reforma trabalhista no governo de Michel Temer e da MP da liberdade econômica mais recentemente. O pacote de maldade se completa se a reforma da previdência for aprovada”. Sobre o desemprego crescente no país, ela aponta que “em uma economia que não cresce vivemos um desemprego de longa duração, as pessoas ficam muito tempo desempregadas e quando voltam ao mercado estão em condições precárias”.
Jonas Duarte, professor da Universidade Federal da Paraíba apresentou os impactos do capitalismo no semiárido brasileiro e, consequentemente, o impacto de suas crises, relacionando a questão regional com a crise nacional e internacional. “Nós passamos a nos inserir no capitalismo brasileiro como uma região fornecedora de mão de obra. O nosso povo do Semiárido durante muito tempo foi a mão de obra barata no sudeste, uma expressão disso é a própria trajetória do ex-presidente Lula”, continua Jonas. Segundo o professor, esses migrantes eram expulsos por uma estrutura criada para expulsar e as políticas públicas eram criadas para alimentar essa lógica, isso durou com mais intensidade até o fim dos anos 1980. 
“A partir do anos 1990 as grandes fazendas no Nordeste fecharam e viraram assentamentos de trabalhadores sem terra, espaços de reforma agrária, fruto da luta camponesa. São mais de quatro mil assentamentos no semiárido nordestino e, a partir daí, a mudança na região é quantitativa e qualitativa”. Jonas finaliza saudando a iniciativa do Consórcio Nordeste de governadores, “politicamente nós temos que pautar esses governadores à esquerda, contra o desmonte do Estado brasileiro”.
Ronaldo Pagotto, integrante da Direção Nacional da Consulta Popular e da coordenação do Projeto Brasil Popular, explica que um dos objetivos da iniciativa é reunir intelectuais e integrantes de movimentos populares para pensar propostas que tem como horizonte a soberania nacional. “Estamos preparando a primeira síntese do Projeto para debater com a sociedade”.

Editado por: Marcos Barbos
Tags: brasildefatopeesquerdanordesteradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Julgamento

Advogado diz que Bolsonaro foi ‘dragado para os fatos’ em delação de Mauro Cid e pede absolvição

Trama golpista

Anistia a Bolsonaro tenta pressionar STF e reposicionar oposição para 2026, analisa cientista política

Julgamento

Advogado de Heleno questiona papel ‘inquisidor’ de Moraes e fala em ‘uso político’ do STF

Nova era

Em um dos maiores desfiles da história do país, China defende memória e exibe modernização militar

Alianças

Na China, Vladimir Putin reforça laços com Coreia do Norte

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.