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Defesa da Educação

Professores da rede pública debatem desmonte da Educação, em Curitiba

Evento realizado nesta terça (19) foi promovido pelo Fórum Estadual Popular de Educação

19.nov.2019 às 18h53
Atualizado em 01.fev.2020 às 18h53
Curitiba (PR)
Lia Bianchini
Saída para enfrentar os ataques é promover mais fóruns de discussão e mobilizar de forma permanente trabalhadores e estudantes

Saída para enfrentar os ataques é promover mais fóruns de discussão e mobilizar de forma permanente trabalhadores e estudantes - Lia Bianchini

O ano de 2019 tem sido marcado por ataques à Educação pública. Seja no âmbito nacional, por meio do “Future-se”, ou no âmbito estadual, com o projeto da “Lei Geral das Universidades” – proposto pelo governo Ratinho Júnior (PSD-PR) – a autonomia das Universidades estaduais e federais corre risco de extinção. Somam-se a isso, cortes de verbas, reformas na base curricular, propostas de militarização de escolas públicas.

Diante desse cenário, professoras e professores da rede pública estadual do Paraná e federal reuniram-se nesta terça (19), para debater “o desmonte das políticas educacionais Nacional e Estadual”, em Curitiba. O evento foi uma atividade do Fórum Estadual Popular de Educação (FEPE).

Representando a Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR), a professora Andrea Gouveia ressaltou a importância de evidenciar os cortes de verbas às Universidades Federais e aos Institutos Federais. “O governo tem executado apenas os recursos obrigatórios”, lembrou a professora, explicitando a falta de investimentos nas Universidades e Institutos Federais.

Ainda sobre o ensino superior, a professora falou com preocupação sobre o projeto “Educação em prática”, lançado pelo governo federal no último dia 6 de novembro. O projeto prevê que universidades possam oferecer atividades no contraturno para estudantes dos ensinos médio e fundamental. Em contrapartida, as universidades poderão ter bônus nas avaliações institucionais realizadas pelo Ministério da Educação, por meio do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES). Com isso, na avaliação de Gouveia, o foco do ensino passa a ser “o número obtido na avaliação e não a qualidade do ensino”.

Para o professor Nilton Brandão, representante da Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e de Ensino Básico Técnico e Tecnológico (PROIFES), os diferentes projetos lançados pelo governo federal para a área da Educação seguem um “método de ataque” para desmobilizar a sociedade. “O nível de ataque se dá em várias esferas e nós acabamos sem foco. É importante lembrar que nenhuma entidade sozinha vai conseguir enfrentar esses ataques”, disse. 

Para Brandão, causa preocupação especial o projeto Future-se, que pode acabar com a autonomia universitária e favorecer a entrada da iniciativa privada em instituições públicas de ensino. “Se não fizermos um contraponto a isso, eles vão conseguir ganhar corações e mentes [em defesa do projeto]”, afirmou. 

Na avaliação de Walkiria Mazeto, da APP-Sindicato, os ataques fazem parte de um projeto ideológico que entende a educação como uma mercadoria, um meio de obtenção de lucro. “Houve uma construção [no imaginário popular] de que o que é público não é legítimo, não é sério. Mesmo quem precisa do serviço público, defende a privatização. O [chamado] Estado ‘moderno e eficiente’ criou o bem público como inimigo”, explicou. 

Na mesma linha de pensamento, a professora Lilian Porto, representando o Sindicato dos Docentes da Unioeste (ADUNIOESTE), afirmou existir uma “tensão negadora do Estado dentro das próprias universidades”. Para ela, o país vive um cenário “perverso e desumanizador”, em que tem se tornado comum a ideia de que a educação pública pode ser desmontada.

Para as professoras e professores, a saída para enfrentar os ataques é promover mais fóruns de discussão e mobilizar de forma permanente trabalhadores da educação pública e estudantes. Na agenda de lutas pela educação, a próxima quarta (27), marca o Dia Nacional de Defesa do FUNDEB – o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. O Fórum Estadual Popular de Educação estará mobilizado para o ato em Curitiba.   

 

Editado por: Redação
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