Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

Cinema

Filme paranaense ganha festival com temas como internet e bullying

Em entrevista, diretor Aly Muritiba fala de “Ferrugem”, o melhor filme brasileiro do Festival de Gramado

01.fev.2020 às 18h45
Curitiba (PR)
Ana Carolina Caldas
Na foto, Aly conversa com elenco jovem antes de rodar a cena

Na foto, Aly conversa com elenco jovem antes de rodar a cena - Divulgação

Em entrevista exclusiva para o Brasil de Fato, o cineasta baiano radicado em Curitiba Aly Muritiba conta como foi fazer “Ferrugem”, vencedor de melhor filme brasileiro no Festival de Gramado, o mais tradicional evento de cinema do país. Ele, que atua como diretor e roteirista, junto com Jessica Candal, diz que uma das razões foi poder se comunicar com o mundo dos seus filhos.

Brasil de Fato – “Ferrugem” trata de temas atuais como internet, redes sociais, bullyng, juventude… De onde veio a inspiração para o roteiro? 

A vontade de trabalhar com essa temática surgiu há uns oito anos, quando eu era professor numa escola particular em Curitiba e comecei a perceber a chegada dos smartphones nas salas de aula, da  hiperconectividade na vida dos adolescentes.  Refletindo sobre o impacto tanto positivo como negativo na vida dos jovens, comecei a ficar com vontade de falar dessa geração. Anos depois, meu filho chegou à adolescência e eu me vi no dilema de permitir ou não o contato dele com a internet. Achei que fazer um filme sobre esse tema, mas principalmente sobre os maus usos que se tem feito, seria uma maneira também de falar com os meus filhos. Mas eu não queria abordar isso de maneira leviana ou maniqueísta. A abordagem escolhida foi sutil, convidamos o expectador a participar da reflexão e construção do filme. Queria que o filme não fizesse o que a internet faz: que é transformar todo mundo em carrascos e juízes.

BdF – Sua equipe de trabalho é majoritariamente feminina num mundo do cinema ainda bastante machista. De que forma esse posicionamento reflete sua visão a respeito do mercado cinematográfico? 

A gente fala no filme de misoginia e também de machismo. Nos últimos dois ou três anos se discute muito no meio cinematográfico o quanto o cinema brasileiro é masculino, o quanto as mulheres têm pouquíssimas oportunidades de trabalhar, o quão pouco são convidadas a criar ou lhes é permitido fazer. Diante de toda essa discussão nos comprometemos a agir. No filme, onde havia duas funções, colocamos um homem e uma mulher, quando era apenas uma, convidávamos uma mulher. Nossa equipe foi formada por 70% por mulheres. 

BdF – Diante da crise pela qual passa o país e a cultura brasileira, como um diretor e roteirista paranaense recebe a notícia do prêmio de melhor filme nacional? 

É curioso viver uma crise política, social, econômica e moral tão grande, com ascensão absurda do conservadorismo, e o melhor filme brasileiro vir de Curitiba, uma cidade que se tornou símbolo da caça às bruxas e que vem sendo promovida indiscriminadamente pelo Ministério Público e pela Justiça brasileira, que hoje em dia condena sem provas. É incrível que tenha sido deste lugar que tenha saído um filme que fala sobre empatia, tolerância… É contraditório e me deixa muito feliz por saber que somos vários Brasis, são várias curitibas, vários paranás. Não é o que aparece na mídia, não existe República de Curitiba, existem várias outras curitibas interessantes, que abrigam várias outras pessoas de outros lugares, que movimentam arte e cultura, como é também meu caso que sou baiano e vim pra cá. E fazer este filme. 

Editado por: Laís Melo
Tags: cinemacuritibaradioagência
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

DEVASTAÇÃO

Paquistão registra quase 400 mortos por chuvas de monção

Mobilidade

‘Zerar emissões no transporte público é investir na saúde da população’, defende diretor do Instituto Pólis

TRANSFORMAR VIDAS

Ballet-Sinos celebra 50 anos com sessão solene em São Leopoldo

Rússia e Ucrânia

‘É o 1º passo para desescalada do conflito’, avalia internacionalista sobre possível encontro entre Putin e Zelensky 

Contra a exploração

Projeto propõe capacitar professores e conselheiros tutelares para identificar adultização no RJ

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.