Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem Viver Cultura

8 DE MARÇO

O olhar feminino consagrado nas telas do cinema brasileiro

As cineastas brasileiras têm marcado sua qualidade narrativa com filmes circulando em salas e festivais de todo o mundo

06.mar.2020 às 01h30
Porto Alegre
Stela Pastore

Petra Costa e documentaristas de 'Democracia em Vertigem' protestaram no Oscar 2020 - Petra Costa / Instagram / Reprodução

Diretoras, roteiristas, produtoras demonstram seu talento e sensibilidade, reconhecidos pelo público e crítica. A humanização de histórias, o resgate cuidadoso de dramas pessoais, a tragédia política recente do país, a desigualdade social focalizada com a sutileza do olhar feminino são colocadas em documentário ou ficção premiados dentro e fora do Brasil.

Uma das mais jovens é a diretora mineira Petra Costa, 36 anos, que concorreu ao Oscar em 2020 com o documentário Democracia em Vertigem. Lançado pela Netflix em junho de 2019, em 190 países, o filme narra em primeira pessoa o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff e a ascensão dos discursos de extrema-direita que elegeram o presidente Jair Bolsonaro, que a atacou após a indicação.

“Como antropóloga, sentia um desconforto de não colocar a rachadura subjetiva pela qual eu estava enxergando a situação e minhas próprias contradições”, relata. Feminista e atriz desde os 16 anos, dirigiu ainda o curta “Olhos de Ressaca” (2009), e os premiados longas "Elena" (2012) e "Olmo e a gaivota" (2014). “Temo que nossa democracia tenha sido apenas um sonho efêmero”, observa.

Anna Muylaert, com Que horas ela volta (2015), também concorreu à indicação ao Oscar. Comoveu, ao explicitar os conflitos de uma empregada doméstica (Regina Casé) com os patrões de classe média alta e a relação com a filha. A jovem não apenas percebe a exploração, mas supera sua origem nordestina humilde com acesso ao ensino público superior, possível após a ascensão de governos de esquerda, sem que a diretora em nenhum momento tangencie o proselitismo.

Outra jovem cineasta é a jornalista Susanna Lira, 46 anos, com mais de 40 filmes. Torre das Donzelas (2015) é seu mais recente documentário, retratando a experiência de presas políticas no presídio Tiradentes, em São Paulo. “Foi uma aula de sororidade máxima, de troca, de acolhimento de uma para a outra. O filme é sobre resiliência de mulheres e um convite à resistência”, conclui.

As pioneiras

Muitas outras cineastas vieram antes abrindo caminhos, como Lucy Barreto, responsável pela produção de dois indicados ao Oscar, O Quatrilho e O Que É Isso, Companheiro?, além de outros clássicos como Terra em Transe, Bye Bye Brasil, Dona Flor e seus Dois Maridos. Ou Laís Bodanzky, com Bicho de Sete Cabeças. Lúcia Murat levou às telas a traumática experiência da prisão e tortura na ditadura em várias de suas produções. Há décadas Tata Amaral faz filmes sobre mulheres, como o premiado Um Céu de Estrelas (1997).

No RS, a diretora Tetê Moraes filmou os premiados documentários Terra para Rose e O Sonho de Rose, centrados na ocupação da fazenda Annoni nos anos 1980. Também no estado temos o recente Central (2017), uma visão humanitária da diretora Tatiana Sagger sobre o caos do sistema carcerário. Da nova geração de cineastas, Daniela Sallet produziu um inestimável documentário sobre as pioneiras agroecologistas gaúchas Magda Renner e Giselda Casttro, em Substantivo Feminino (2018). Outras gaúchas são pilares do bom cinema, como Ana Luiza Azevedo, uma das que sustenta a qualidade da Casa de Cinema desde 1987.

Com toda a sua subjetividade e determinação, as mulheres têm feito toda a diferença na forma e no conteúdo da produção cinematográfica. O mundo aplaude no cinema o que o elogio da cegueira propagado pela televisão, turva a visão sobre a trágica realidade nacional. Mais um motivo para o atual governo querer asfixiar o cinema brasileiro.

Editado por: Katia Marko
Tags: brasilcinemamulheres
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Prêmio do MEC

‘Educação brasileira funciona com metade dos recursos necessários’, diz Daniel Ca

Ato esvaziado

Inelegível e descartado pela elite, Bolsonaro é ‘carta fora do baralho’ para 2026, analisa cientista político

ORÇAMENTO DOS EUA

Sheinbaum anuncia programa para apoiar mexicanos diante de possível imposto de Trump sobre remessas

Gustavo Petro

Presidente da Colômbia acusa ex-ministro de traição após áudios que sugerem tentativa de golpe

VIDA DAS MULHERES

‘Daiane vive’: etnofeminicídio, justiça e mobilização indígena

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem Viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
  • Bem Viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevistas
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.