Capitalismo

Após desviar máscaras, Trump ameaça Índia de retaliação se não enviar insumos aos EUA

País asiático é o terceiro maior fabricante de medicamentos do mundo e o 25º país mais afetado pelo coronavírus

Brasil de Fato | Nova Delhi (Índia) |

Ouça o áudio:

Trump adota a política do "cada um por si" durante a pandemia - AFP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou a Índia de retaliação caso não forneça insumos para produção do medicamento hidroxicloroquina durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. A declaração foi feita durante coletiva de imprensa na Casa Branca na última segunda-feira (6). 

Continua após publicidade

"Eu ficaria surpreso se ele [o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi] não enviasse, porque temos boa relação", disse Trump. "Por muitos anos, a Índia se aproveitou dos EUA no comércio. Se ele não liberar o medicamento, ok. Mas é claro que pode haver retaliação. Por que não haveria?", ironizou.

:: Leia também: Mandetta desaconselha uso de hidroxicloroquina :: 

A Índia é o terceiro maior fabricante de remédios do mundo. Diante do aumento de casos de coronavírus no país, o governo Modi havia suspendido em março o envio de insumos para produção de medicamentos no exterior. "Como qualquer governo responsável, nossa primeira obrigação é garantir que haja estoques adequados de medicamentos para a exigência de nosso próprio povo", informou o Ministério das Relações Exteriores da Índia.

Questionada sobre a ameaça de Trump, a pasta deu margem para a possibilidade de fornecimento de insumos a países "afetados de maneira mais intensa" pela covid-19. "A comunidade internacional deve demonstrar forte solidariedade e cooperação em face dos aspectos humanitários da pandemia", disse o porta-voz do Ministério, Anurag Srivastava.

:: Leia também: Maduro escreve carta ao povo dos Estados Unidos contra tentativa de golpe militar::

Nesta terça (7), Modi confirmou a retirada da suspensão, cedendo à pressão dos EUA. A decisão pode abrir precedente para o Brasil, que também fez um pedido de insumos na semana passada.

Sem comprovação científica

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há comprovação da efetividade do uso de hidroxicloroquina no combate à covid-19. A substância não deve ser usada amplamente para prevenção ao coronavírus, segundo a organização, para evitar possíveis efeitos colaterais e para que não falte àqueles que dependem dela para tratar lúpus e malária, por exemplo. 

Quase metade da hidroxicloroquina disponível no mercado estadunidense em 2019 tinha procedência indiana.

A Índia contabiliza 4.911 casos confirmados de coronavírus e chegou a 137 mortes por covid-19, tornando-se o 25º país mais afetado. Os Estados Unidos lideram o ranking de casos, com 369.069 e 11.018 mortes.

::Escassez de água afeta 600 milhões de indianos e dificulta prevenção ao coronavírus::

Cada um por si?

A ameaça de retaliação à Índia ocorreu quatro dias após os Estados Unidos desviarem uma carga de máscaras que iriam da China ao Brasil. Jair Bolsonaro (sem partido) não comentou o caso.

“Precisamos das máscaras. Não queremos outros conseguindo às máscaras", admitiu o presidente dos EUA em entrevista.

A atitude de Trump foi recebida com surpresa pela Índia. Aliados no cenário internacional, Modi e Trump haviam conversado por telefone no domingo (5), e o primeiro-ministro indiano teria prometido responder em breve sobre a possibilidade de envio do insumo.

Os EUA são o segundo maior parceiro comercial da Índia, atrás da China. O comércio bilateral de bens e serviços foi de US$ 142 bilhões em 2018.

Edição: Leandro Melito