Vítima

Prefeito de Igarapé-Açu, no Pará, morre por covid-19

Lockdown na capital e em mais nove municípios começou nesta quinta-feira. Igarapé-Açú não está incluído no decreto

Brasil de Fato | Belém (PA) |
Nivaldo Costa é o segundo prefeito do Brasil a morrer em decorrência da covid-19 - Reprodução/Facebook

O prefeito interino de Igarapé-Açu, Nivaldo Costa, morreu, nesta sexta-feira (8), em decorrência da covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde do município, localizado no nordeste do Pará a 125km de Belém, confirmou o óbito por meio de uma nota oficial divulgada no Facebook da prefeitura. O município de cerca de 40 mil habitantes declarou luto oficial pela morte do gestor, com fechamento de todos os estabelecimentos comerciais. 

::Entenda por que e quando uma cidade precisa de bloqueio total, o chamado lockdown::

Segundo a secretaria do município, Costa foi internado há uma semana no hospital municipal da cidade com sintomas da covid-19 e morreu nesta madrugada. Nivaldo atuava no município como interino, depois que o prefeito Ronaldo Lopes foi afastado em outubro de 2019, por determinação da Justiça, por atrasos no pagamento de salários de servidores.

Igarapé-Açu tem 31 casos confirmados de covid-19 e já registrou 7 mortes. O município não faz parte do decreto estadual que determinou  lockdown, ou seja, fechamento de todos os estabelecimentos considerados não essenciais. São eles: Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Castanhal, Santa Izabel do Pará, Santa Bárbara do Pará, Breves, Vigia e Santo Antônio do Tauá. Igarapé-Açu não consta na lista.

::Coronavírus mata mais 751 pessoas em um dia e número de mortes chega perto de 10 mil::

Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Pará contabilizou até esta sexta-feira (8), 6.519 casos confirmados da covid-19, com 574 óbitos. Até a última quinta-feira (7), segundo dados do Ministério da Saúde, o Pará é o sexto estado do Brasil com mais número de mortos pelo novo coronavírus.

Em março, o Brasil registrou a primeira morte de um prefeito, Antônio Felícia, era prefeito de São José Divino, no Piauí e tinha 57 anos
 

 

Edição: Rodrigo Chagas