Educação

Universidades pernambucanas defendem que Enem 2020 seja adiado

Reitores de PE criticaram decisão do governo federal de manter inscrições de 11 a 22 de maio e provas em novembro

Brasil de Fato | Recife (PE) |
O Enem é o exame que permite o acesso dos estudantes ao Ensino Superior - Fábio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

O Consórcio Pernambucano Universitas emitiu, nesta terça-feira (13), uma nota na qual critica a decisão do Ministério da Educação (MEC) de manter o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. As inscrições para o exame tiveram início nessa segunda-feira (11) e seguem até 22 deste mês. A previsão é que as provas sejam aplicadas em 1º e 8 de novembro no formato impresso e em 22 e 29 de novembro no formato digital.

:: Inscrições do Enem 2020 começam nesta segunda-feira em meio a pedidos de suspensão ::

Os reitores pernambucanos argumentam que, enquanto em outros países na América, Ásia e Europa, os exames de acesso ao ensino superior foram suspensos ou adiados por conta da pandemia de covid-19, aqui no Brasil o órgão responsável pelo Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), “insiste numa situação de normalidade inexistente nas escolas brasileiras”, utilizando o exemplo da discrepância entre o ensino das escolas públicas e privadas do Estado.

:: Ao manter Enem, governo não considera estudantes pobres, diz vice-presidenta da UNE ::

Ao final da nota, após apontarem dados sobre a qualidade do ensino e o acesso à internet por parte dos estudantes do Ensino Médio no Brasil e em Pernambuco, os representantes das universidades afirmam: “Repudiamos qualquer tentativa de difusão de uma falsa normalidade na educação brasileira, como a manutenção do cronograma do Exame Nacional do Ensino Médio 2020 o qual, caso mantido, ampliará as desigualdades tendo em vista que esta é a única oportunidade de ingresso numa instituição pública de Ensino Superior ou técnico para milhares de estudantes de escolas públicas brasileiras. Manter o calendário atual do Enem é ignorar as circunstâncias inadequadas que a maioria dos estudantes, principalmente de escolas públicas, se depara nesse momento como a falta de acesso a um ensino com isonomia e qualidade”. A nota na íntegra pode ser lida no Site da UFPE.

:: Mobilização pelo adiamento do Enem marca um ano do Tsunami da Educação ::

O Consórcio Pernambucano Universitas é um convênio formado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf),  Universidade de Pernambuco (UFPE), Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e a Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), que tem por objetivo promover uma cooperação técnica, científica, educacional e cultural entre as universidades associadas, visando o desenvolvimento e execução de ações conjuntas. Recentemente, o convênio vem pautando orientações conjuntas como, por exemplo, a suspensão das atividades acadêmicas devido à pandemia do coronavírus. 

Fonte: BdF Pernambuco

Edição: Vivian Fernandes e Marcos Barbosa