Podcast

Radinho BdF: uma edição repleta de brincadeiras para cultivar a imaginação

Tem música com Pato Fu, Badulaque, Mundo Bita, Rita Rameh e Luiz Waack

Ouça o áudio:

O Radinho BdF é um programa semanal de 30 minutos voltado às crianças e aos cuidadores - Reprodução / Território do Brincar
Tem música com Pato Fu, Badulaque, Mundo Bita, Rita Rameh e Luiz Waack

O programa Radinho BdF desta quarta-feira (27) vem recheado de brincadeiras para ocupar as ondas do rádio. A edição entra no clima da Semana Mundial do Brincar que, em 2020, é realizada de 23 a 31 de maio e tem como tema “Brincar entre o céu e a terra”.

Se cultivar a imaginação já era importante, a necessidade de ficar em casa faz com que abrir a mente para novas brincadeiras seja ainda mais essencial. O programa conta com participações que estão tirando a tarefa de letra. 

Para a Olga Maciel, de 5 anos, brincar é a coisa mais importante do mundo. E ela não está sozinha. A Bruna Vannuchi, 6, tem aproveitado para cantar, desenhar e mexer o corpo. Já o irmão dela, Daniel, 8, aprendeu a mexer no computador nesta quarentena, e aproveitou para escrever um livro.

Na contação de histórias, a escritora Emília Nuñez apresenta “A Menina da Cabeça Quadrada”. Da noite para o dia, Cecília acordou com a cabeça quadradinha. Quer saber como ela resolveu esse problema com a ajuda da vovó? É só clicar no player do topo da página.

E para quem gosta de brincar, já imaginou viajar pelo Brasil por dois, anos descobrindo novas brincadeiras com as crianças de todas as regiões? Foi isso que a educadora e documentarista Renata Meirelles fez para dar origem ao projeto Território do Brincar.

No programa, ela compartilha algumas das brincadeiras que viu país afora com as crianças de comunidades indígenas e quilombolas. Apesar de feitas com materiais diferentes e terem outros nomes e regras, as brincadeiras carregam a mesma essência: o desejo de se divertir.

Na edição, ainda tem tempo para a Manuela Tinti, 6, e o Arthur Mendes, 5, explicarem o que é o coronavírus e darem dicas do que é importante fazer para se proteger. Até jogar videogame entrou na lista de “estratégias” para se prevenir da doença. 

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30 na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, e você ouve direto no site do BdF.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Mayara Paixão