EPIDEMIA

Brasil registra mais de 10 mil casos suspeitos de sarampo em 2020

Ao todo, Ministério da Saúde confirmou quatro mil casos e quatro mortes nos primeiros seis meses do ano

|

Ouça o áudio:

Além de crianças, adultos que não sabem se foram vacinados contra o sarampo na infância podem procurar um posto de saúde e receber a dose - Marcelo Camargo / Agência Brasil

Nos primeiros seis meses de 2020, mais de 10,3 mil pessoas tiveram suspeita de ter contraído o sarampo. Eles apresentaram febre, tosse, mal estar e manchas vermelhas pelo corpo. Porém, dessas suspeitas, houve a confirmação de mais de quatro mil casos e o registro de quatro mortes. A maioria dos casos e mortes está concentrada no Pará.

Os dados são do Ministério da Saúde. Duas crianças do Pará, uma no Rio de Janeiro e outra em São Paulo morreram devido à doença agora em 2020. Três desses menores não eram vacinados contra o sarampo.

:: Leia a cartilha da Unicef que orienta sobre a vacinação infantil em meio à pandemia :: 

Desde agosto de 2019, crianças de seis a onze meses devem tomar a dose zero da vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Entre quatro e cinco anos, é necessário um reforço da dose.

Em março deste ano, o Ministério da Saúde promoveu campanha contra o sarampo para pessoas entre cinco e 19 anos. A meta era vacinar três milhões de pessoas. Mas ainda não há um balanço fechado dessa iniciativa. Porém, a pasta garante que em 2019, a cobertura vacinal para a doença chegou a 91%; no entanto, a meta é 95% das crianças menores de dois anos.

:: Rio de Janeiro confirma primeira morte por sarampo em 20 anos :: 

Adultos que não sabem se foram vacinados contra o sarampo na infância podem procurar um posto de saúde e receber a dose, como explica a infectologista, Eliana Bicudo.

"As Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão abertas. Então não há necessidade de campanha. Essa vacina faz parte do calendário nacional. Aquelas pessoas que não lembram ou não sabem se foram vacinadas, devem procurar um posto de saúde e repetir essa dose. Uma dose já vai proteger contra essa doença tão severa e grave, afirma. 

:: Campanha nacional de vacinação contra o sarampo foca em crianças e jovens :: 

Segundo a médica, o sarampo pode trazer complicações graves. "As complicações são aquelas relacionadas à árvore respiratória. Então, pneumonia - tão grave ou pior que essa que a gente está vendo da covid-19 - otite, sinusite, situação de crises convulsivas, pela febre alta", acrescenta. 

Em todo o ano passado, foram confirmados mais de 13 mil casos de sarampo em todo o Brasil e 15 mortes, a maioria no estado de São Paulo. Já em 2018, foram mais de 10 mil casos e 12 óbitos. day

Nesse ano, o foco da doença era no Amazonas. Lembrando que o sarampo voltou ao país justamente dois anos atrás pela região Norte com casos importados da Venezuela.