Coluna

Uma ode aos cadernos de receitas das avós

Imagem de perfil do Colunistaesd

Ouça o áudio:

As receitas são resquícios de outras épocas, nos mostrando como se comia, os ingredientes, as quantidades, os utensílios, a maneira de mexer no fogão e controlar o fogo, a forma de contar como se faz - Acervo Museu da Imigração
As lembranças fazem das receitas mais saborosas - e dos cadernos - verdadeiros tesouros

Este texto foi inspirado pela visita à exposição “O caderno de receitas: histórias de comidas e de gente” no Museu da Imigração em 2019. A exposição me fez refletir sobre o caderno de receitas da minha avó e de sua contribuição para a história da alimentação. 

Outro dia, faz algum tempo já, fui arrumar as coisas da minha avó e achei um caderno de receitas. Pequeno, retangular, sem imagens na capa e com as páginas já amareladas pelo tempo. Ao ser folheado caíram recortes de receitas de revistas antigas, a maioria da década de 1950 e 1960.

O caderno estava cheio – cada página uma receita escrita com a letra redonda e um tanto hesitante da minha avó. E, enquanto folheava as páginas, lembrando de muitos pratos servidos em ocasiões festivas, eu pensava nos muitos significados dos cadernos de receitas para a história da gastronomia e para a história das mulheres.

:: O sorvete e o racismo estadunidense ::

Os cadernos de receitas contam histórias que vão muito além das receitas – contam as histórias das famílias e das mulheres que tocaram a vida dessas famílias. Quase todo mundo tem um desses, da mãe, da avó ou tia, em algum lugar da casa.

Muitos acabam jogados fora, sem maiores remorsos, vistos como coisas velhas de um tempo distante. Outros voltam a serem lidos, como antigos álbuns de fotografias em preto e branco. Raramente as receitas voltam a serem feitas. E quando alguém se aventura a mexer nas panelas, nos muitos ovos e toneladas de açúcar, o resultado tem o gosto de um tempo distante.  

:: Leite, racismo e neonazismo ::

Ouso dizer que a prática feminina de escrever cadernos de receitas é muito antiga, mas muito antiga. Talvez tenha séculos. Temos livros de receitas de damas da corte portuguesa no século XVII, ou de donas de casa inglesas do século XVIII.

Temos até um livro de receita, A cozinheira republicana, editado no auge do Terror da Revolução Francesa (um livro atribuído a uma mulher, Madame Mérigot, com várias receitas de um único ingrediente, a batata. Mas essa é outra história). 

:: Tempo de proibições: a relação entre a pandemia e a Lei Seca ::

Mas os cadernos se popularizaram com a alfabetização feminina em meados do século XIX. Jornalistas, como Júlia Lopes de Almeida, incentivavam as mulheres a escreverem – ela mesma escrevendo um livro de dicas domésticas e receitas chamado de Livro das Noivas, grande sucesso editorial da época. Os cadernos trazem dentro deles as reflexões de um diário, também escrita obrigatória das moças educadas no século XIX. 

Nas páginas amareladas vemos escritas tão íntimas, muitas vezes com erros ortográficos do coração, como no da minha avó, que não completou sua educação formal. Vemos também línguas entrelaçadas, de mulheres imigrantes que não conheciam bem nem o português nem a língua materna, em que os ingredientes da nova terra são estranhos e as receitas têm de ser adaptadas. O caderno é esse meio do caminho, essa ponte, a ligar o velho e o novo. 

:: O campo, os cantos de trabalho e a resistência ::

Como um diário, os cadernos de receitas falam de alegrias e tristezas pessoais e familiares – muitos trazem anotações diversas, recados, telefones esquecidos (do eletricista, da vizinha, da amiga, do parente de outra cidade).

Vemos também pedaços de poemas ou de músicas populares, escritos meio de lado, tímidas lembranças de suspiros e estados de espírito melancólicos. Essas escritas paralelas formam outras leituras possíveis para além do alimento familiar, de estados da alma e do coração.

:: Os remédios e a história ::

Invariavelmente as receitas têm donas. Temos o Pudim da Elza, ou o Bolo de carne da Zuleika, ou as esfirras da Glória ou o bolo de abacaxi com coco ralado da Clara. Muitas foram copiadas em encontros femininos de parentes, amigas ou vizinhas.

Ocasiões em que se trocavam receitas, se jogava conversa fora e se falava da vida. Algumas trazem as marcas da família, o macarrão do Zito, o peixe do Arnaldo, o bolo do Zezinho – únicas figuras masculinas que penetram nesse espaço tão íntimo do caderno de receitas.  

:: O chocolate, os desejos e as guerras ::

As receitas têm um tempo bem marcado. São resquícios de outras épocas, nos mostrando como se comia, os ingredientes, as quantidades, os utensílios, a maneira de mexer no fogão e controlar o fogo, a forma de contar como se faz. Trazem outros gostos e uns estranhamentos: 3 dúzias de ovos (!), enormes quantidades de farinhas processadas em casa, banha de porco, café feito no quintal, peixes frescos do rio. 

As lembranças fazem das receitas mais saborosas - e dos cadernos - verdadeiros tesouros. Folheando as páginas dos cadernos de receitas da família, vemos irmãos separados por guerras, sagas familiares que atravessaram oceanos, tragédias e separações, a reconstrução da vida e da família em receitas repetidas todos os dias – e também nos domingos e das festas familiares.

:: Gripe Espanhola: a pandemia esquecida que varreu o mundo em 1918 ::

Nas suas páginas percebemos esse outro tempo feminino, íntimo e cotidiano. Dessa maneira, os cadernos contam histórias de todas essas mulheres que se sentaram com suas canetas para colocar no papel sua vida e o seu cotidiano.  

Edição: Leandro Melito