Guerra fria?

China determina fechamento de consulado dos EUA em resposta a Donald Trump

Na quarta-feira (22), Donald Trump ordenou o encerramento das atividades do consulado chinês no Texas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

O Ministério de Relações Exteriores da China afirmou que a “provocação unilateral” dos EUA "causou um prejuízo severo às relações dos dois países" - Brendan Smialowski/AFP

A China prometeu retaliação e cumpriu. Depois que os Estados Unidos determinaram o fechamento de um consulado chinês em Houston, no Texas, o país asiático ordenou, nesta sexta-feira (24), o encerramento das atividades do consulado estadunidense na cidade de Chengdu, no sudoeste da China. 

Entenda: EUA fecham consulado chinês no Texas e Pequim promete retaliação

Na quarta-feira (22), Washington deu 72 horas para os diplomatas chineses encerrarem as atividades no consulado. Na ocasião, o Ministério das Relações Exteriores da China que, em comunicado oficial divulgado nas redes sociais, pediu o recuo da decisão e prometeu retaliações: “A China vai reagir de forma legítima e necessária”.

Ao cumprir a promessa, nesta sexta, Pequim não especificou em quanto tempo os 200 funcionários estadunidenses que estão em Chengdu devem encerrar os trabalhos. 

No comunicado, o governo chinês ainda afirmou que a “provocação unilateral” dos EUA "causou um prejuízo severo às relações dos dois países".

Além da embaixada na capital do país, em Pequim, e do consulado em Chengdu, os EUA têm outras quatro sedes diplomáticas na China continental, em Cantão, Xangai, Shenyang e Wuhan, e outro em Hong Kong – considerado um território “semi-autônomo”, com sistema político e econômico próprios. Nos EUA, o país asiático têm cinco consulados além do de Houston: em Nova York, Chicago, São Francisco, Los Angeles e Washington.

O consulado dos EUA em Chengdu fica perto de um importante centro industrial e comercial da China, pelo qual passam trens com produtos eletrônicos exportados para países da Ásia e Europa, o que mostra que a decisão de Pequim de fechá-lo não deve ter sido aleatória.

Comparações com a Guerra Fria

Em entrevista recente, o secretário de Estado americano, Mike Pompeo, não confirmou nem negou uma comparação do atual momento com a Guerra Fria.

A relação entre China e Estados Unidos vem se deteriorando desde a eleição de Donald Trump para a Presidência dos Estados Unidos, que ficou marcada pela guerra comercial entre os dois países e agora pela pandemia do novo coronavírus

Na última terça-feira (22), procuradores estadunidenses acusaram hackers chineses de realizar uma "campanha global de invasão de computadores", a fim de acessar estudos sobre tratamentos para a covid-19, com o apoio de Pequim. 
 

Edição: Rodrigo Chagas