Imunização

Podcast fala sobre os diversos tipos de vacina em análise para a covid

Brasil se tornou grande laboratório de testes por ainda ter o vírus fora de controle e alto número de pessoas expostas.

Ouça o áudio:

Dois laboratórios estão próximos de chegar à etapa de registro da vacina - Agência Brasil
Há esperança, mas ao mesmo tempo, sem os resultados clínicos não podemos dizer que temos a vacina.

"Não existe bala de prata no momento - e pode ser que nunca exista.” - a afirmação sobre as vacinas contra a covid-19 - feita pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na segunda-feira (03) - foi um balde de água fria em muita gente que aposta na imunização em tempo recorde.

Dias depois, na quinta-feira (06), o próprio Ghebreyesus amenizou o tom, disse que há seis substâncias bem posicionadas nos testes, mas ressaltou que no momento é preciso apostar em isolamento e testagem. Entre as mais de 150 pesquisas no mundo todo, há diversos tipos de estudo em andamento, detalhes que podem fazer diferença nos resultados finais. 

Notícias sobre vacina são alento, mas imunização só deve acontecer em 2021

No podcast A covid-19 na semana, o médico de família Aristóteles Cardona, da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares, explica quais sãos as diferenças entres as diversas vacinas possíveis e detalha quais estão em teste no Brasil. Por não ter conseguido controlar a circulação do coronavírus e ter casos e mortes crescendo em velocidade alta, o país se tornou o local ideal para as pesquisas.

"Na fase três dos testes, a vacina é aplicada nas pessoas e essas pessoas têm que estar expostas ao vírus. Para funcionar, do ponto de vista ético, isso não pode ser feito em laboratório. Naturalmente se buscam locais onde a circulação do vírus ainda esteja muito alta. Infelizmente é fruto da falta de uma política de combate aqui no país. Falta uma condução centralizada, uma condução firme contra a pandemia." 

Vacina para covid: quão perto estamos e quais as chances de ela não conter epidemias

A função das vacinas, em geral, é ajudar o corpo a criar anticorpos que ataquem uma proteína especifica que recobre o vírus. Os testes são necessários, não só para ter certeza da efetividade da substância, mas para que ela não cause danos ao organismo. "No caso do coronavírus, a proteína que está sendo utilizada é uma proteína chamada spike, que é característica desse vírus. É a partir da identificação dessa proteína que nosso organismo vai se defender." explica Aristóteles.

Entenda a diferença entre as vacinas britânica e chinesa em teste contra a covid-19

Segundo o médico, há quatro métodos principais em teste hoje. "A mais comum é a utilizada para sarampo, gripe, pólio e outras doenças. Os laboratórios inativam o vírus ou deixam enfraquecido, de modo que esse vírus tenha capacidade de se reproduzir, ele tem a proteína específica que o identifica, mas ela está enfraquecida. O vírus vai se multiplicar no corpo, mas não causa a doença, não causa os sintomas. Serve para o corpo identificara proteína e gerar os anticorpos para se defender." 

Vacina chinesa para covid chega ao Brasil para testes em voluntários

Outro método que está em estudo está presente na maior parte das pesquisas em andamento. Ele retira o material genético do vírus e utiliza apenas a proteína, que está na parte externa. "Ela vai injetar no corpo humano apenas a spike. A função é também o corpo identificar a proteína e gerar a defesa. Mas tem um problema nesse método: como ele não tem o material genético, o vírus não se reproduz. Talvez sejam vacinas que precisem de mais de uma dose. Quando a gente fala de bilhões de doses por mundo todo, cada dose a mais é uma dificuldade maior."

EUA indicam que vacina para covid-19 deve custar cerca de R$ 200

Há ainda duas metodologias que não são utilizadas em larga escala em nenhuma vacina no mundo, mas segundo Aristóteles são muito promissoras. Uma delas injeta o coronavírus em outro vírus, praticamente inofensivo ao organismo humano, mas com possibilidade de reprodução. "Ele não tem a capacidade de causar a doença, mas ele vai se reproduzir e ajudar na defesa. É o método da vacina de Oxford, que atualmente tem parceria com a Unifesp e com a Fiocruz."

Parceria com Oxford prevê produção de vacina contra covid no Brasil

O segundo método que ainda não é usado em nenhuma vacina disponível para aplicação, surge a partir de estudos genéticos. Também há previsão de testes dessas substâncias no Brasil. "Ele pega somente o material genético. Não vai pegar a proteína que recobre e nem o vírus inativado. Ele pega o material genético, injeta no corpo humano e o nosso próprio corpo vai gerar a proteína spike e os anticorpos que vão combater esse vírus." 

Rússia anuncia vacina para outubro e reacende memória da Guerra Fria

As possibilidades de que mais de uma dessas pesquisas mostrem resultados são grandes. A velocidade dos estudos para que se chegue a uma vacina que combata o coronavírus é inédita na história da ciência. Ainda assim, Aristóteles ressalta que os testes levam tempo e são necessários para garantir a segurança dos processos de imunização. Como destacou o diretor da OMS "há esperança, mas ao mesmo tempo, sem os resultados clínicos não podemos dizer que temos a vacina. Podemos ter ou não ter.". No momento, é preciso usar os métodos disponíveis: isolamento e testagem em massa.

Edição: Rodrigo Durão Coelho