GIRO ASIÁTICO

Vídeo | Tiktok rejeita compra da Microsoft e acirra conflito entre China e EUA

A venda das ações do aplicativo chinês nos EUA segue em disputa após decretos e acusações de Donald Trump

Tradução: Luiza Mançano

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
O presidente Donald Trump vem acusando de espionagem, sem provas, a popular rede social Tiktok, da chinesa Bytedance - Olivier Douliery/ AFP

O conflito comercial entre a China e os Estados Unidos em relação às redes sociais continua crescendo. A Microsoft confirmou que sua oferta de compra do aplicativo TikTok nos EUA foi rejeitada pelos proprietários chineses da plataforma Bytedance.

A empresa estadunidense tinha indicado, no início de agosto, seu interesse em comprar as operações do aplicativo no território norte-americano, após a Bytedance ser obrigada a procurar possíveis compradores devido a ameaças da Casa Branca.

:: China e EUA: o que há por trás da maior disputa comercial do mundo? ::

Há meses, o presidente Donald Trump acusa o popular aplicativo chinês de espionagem e assinou decretos para forçar a proprietária chinesa a vender rapidamente as atividades do TikTok no país.

:: Entenda como funcionam as eleições presidenciais nos Estados Unidos ::

Se um acordo de compra e venda não for alcançado até 20 de setembro, a plataforma deverá encerrar suas atividades nos EUA.

Ao que tudo indica, a Oracle, principal concorrente da Microsoft, está à frente da disputa pelas ações do TikTok, ainda que a oferta não tenha sido confirmada.

Confira, a seguir, a reportagem em parceria com a teleSUR.

Edição: Luiza Mançano e TELESUR