liberdade

Ativistas antirracistas detidos nos EUA são soltos após uma semana na prisão

Quatro militantes do Partido pelo Socialismo e Libertação foram presos após organizar atos contra a violência policial

Tradução: Roxana Baspineiro

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Lillian House, Eliza Lucero e Joel Northam foram liberados na quinta-feira, 24 de setembro - PSL

Os três integrantes do Partido pelo Socialismo e Libertação (PSL) dos EUA, detidos na semana passada, foram libertados nessa quinta-feira (24).

Lillian House, Eliza Lucero e Joel Northam foram presos sob falsas acusações, relacionadas com os protestos antirracistas no estado do Colorado, na última quinta-feira (17), durante uma uma ação policial planejada. Os militantes passaram uma semana na prisão em condições inseguras e desumanas, sem direito ao devido processo legal. Russel Ruch, que também tinha sido detido, deixou a prisão antes de seus companheiros.

Na quinta-feira, o tribunal do Colorado estabeleceu fiança para os três ativistas, que não podem mais ser detidos por prisão preventiva. No entanto, a Procuradoria do distrito ainda não retirou as acusações contra eles, que vão desde a sequestro e motim a crimes menores, como perturbação da paz.

Os militantes, após a saída da prisão, denunciaram as péssimas condições que os presos enfrentam em meio de uma pandemia. Segundo Lillian e Eliza, que estavam detidas na unidade feminina da prisão, as supostas medidas de segurança contra a covid-19 fizeram com que  fossem mantidas em isolamento por 23 horas e 20 minutos. Muitas vezes elas, elas não puderam contar nem com os 40 minutos de "tempo de saída", porque os guardas atrasavam os procedimentos.

:: “I can’t breathe”: o grito negro por justiça que queima nos EUA e ecoa pelo mundo ::

Os três também relataram que tiveram que levar suas próprias máscaras e que não puderam tomar banho durante toda a semana.

Os militantes do PSL vêm denunciando, em meio à maior repressão nacional contra o movimento Black Lives Matter, crimes policiais no estado do Colorado, em particular, o assassinato racista de Elijah McClain, um jovem negro que morreu sufocado pela polícia em 2019. Enquanto isso, centenas de ativistas em todo o país estão sendo literalmente seqüestrados pelas forças policiais, como denunciam diferentes organizações.

Durante a semana em que permaneceram na prisão, os ativistas receberam muito apoio dos movimentos populares, organizações e partidos políticos de esquerda de todo o mundo, que denunciaram a natureza política das acusações. Organizações do Marrocos à África do Sul e de Bangladesh à Irlanda denunciaram a criminalização de movimentos antirracistas no país. Elas também condenaram a hipocrisia da Justiça estadunidense, por apresentar sérias acusações contra militantes que exigem o fim da impunidade política, enquanto a polícia, que assassinou centenas de pessoas, não tem sido acusada legalmente.

:: Acompanhe a cobertura completa das Eleições Presidenciais dos EUA em 2020 ::

*Com informações do Peoples Dispatch.

Edição: Luiza Mançano