Crise do coronavírus

Sistema falha e 230 mil trabalhadores têm pagamento de complemento de renda adiado

Europa sente a força da segunda onda; Fifa confirma que presidente da federação está infectado

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Atraso atinge mais de 230 mil trabalhadores. - Marcelo Camargo/ Agência Brasil

O pagamento do Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda deste mês foi adiado por causa de uma falha técnica no processamento de dados do governo. O auxílio deveria ter começado a ser depositado nesta terça-feira (27), com todos os beneficiários contemplados até a quinta-feira (29). Com o atraso, a nova previsão é para sexta-feira (30). Os valores atrasados superam R$ 191 milhões.

Continua após publicidade

::A mesma lei que suspendeu contratos na pandemia vai reduzir 13º salários::

Conhecido como BEm, o programa é destinado a trabalhadores formais que fizeram acordo de suspensão ou redução de jornada durante a pandemia. Também estão aptos a receber aqueles que não têm contrato de trabalho, expediente ou salário fixos, mas que tinham carteira assinada em 1º de abril. Segundo a Dataprev, o problema atingiu os pagamentos de mais de 230 mil profissionais.

::Brasil ainda faz poucos exames para detecção da covid-19::

Dados da covid-19 no Brasil

Em todo o Brasil, a covid-19 já infectou 5.439.641 de pessoas. De acordo com dados do Conselho Nacional de Secretários de Saúde, somente nas 24 horas desde a segunda-feira (26), foram confirmados 29.787 novos pacientes. O total de mortes causadas pelo novo coronavírus em território nacional chegou a 157.946 nesta terça-feira (27). Em 24 horas, houve registro de 549 óbitos.

Crise se agrava na Europa

Nos países do continente Europeu, a chamada segunda onda de contaminações avança. Pelo menos duas nações atingiram números recordes de óbitos nesta terça-feira (27). No Reino Unido, os registros diários chegaram a 367, maior patamar desde maio. A Itália também confirmou o total mais expressivo de casos fatais para o período. Foram 242 mortes. 

Covid: segunda onda de contaminações bate recordes na Europa e é alerta para o Brasil

Além disso, a Itália teve nesta terça-feira o maior número de confirmações de novos pacientes em 24 horas. Desde a segunda-feira (26), quase 22 mil pessoas que vivem no país receberam a notícia de que estão contaminadas. Já em Portugal, a soma de um dia foi a segunda pior desde o primeiro registro do coronavírus no país, com 3.299 infectados. 

Presidente da Fifa está com covid

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) confirmou nesta terça-feira (27) que o presidente da entidade foi contaminado pelo coronavírus. De acordo com a Fifa, o suíço-italiano, Gianni Infantino, está com "sintomas leves". Ele vai cumprir isolamento por dez dias  e a federação alertou a todos que tiveram contato com Gianni recentemente. Depois do prazo de quarentena, o dirigente passará por novos exames. 

O que é o novo coronavírus?

Trata-se de uma extensa família de vírus causadores de doenças tanto em animais como em humanos. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em humanos os vários tipos de vírus podem provocar infecções respiratórias que vão de resfriados comuns, como a síndrome respiratório do Oriente Médio (MERS), a crises mais graves, como a Síndrome Respiratória Aguda severa (SRAS). O coronavírus descoberto mais recentemente causa a doença covid-19.

Como ajudar quem precisa?

A campanha “Vamos precisar de todo mundo” é uma ação de solidariedade articulada pela Frente Brasil Popular e pela Frente Povo Sem Medo. A plataforma foi criada para ajudar pessoas impactadas pela pandemia da covid-19. De acordo com os organizadores, o objetivo é dar visibilidade e fortalecer as iniciativas populares de cooperação.

Edição: Rebeca Cavalcante