Apreensão

Biden vence no Michigan e fica mais perto da vitória; siga a apuração AO VIVO

Decisão segue em aberto nos EUA; campanha de Trump já questiona a contagem dos votos

|
trump e biden
O candidato democrata não declarou vitória, mas disse que "está claro" que vai ganhar; campanha de Trump disse que pedirá recontagem de votos - Mandel Ngan, Angela Weiss/AFP

As emissoras CNN e NBC projetaram no início da noite desta quarta-feira (04/11) o Estado de Michigan e seus 16 votos eleitorais para o ex-vice-presidente democrata Joe Biden. Com o resultado, e se confirmando o resultado positivo do candidato no Arizona, Biden fica a seis votos do número mágico de 270 - e da vitória no Colégio Eleitoral.

Mais cedo, Biden havia vencido  no estado de Wisconsin e conquistou mais 10 votos eleitorais na disputa.

Acompanhe a apuração em tempo real:

 

O ex-vice-presidente também é favorito em Nevada (6 votos eleitorais) e uma vitória ali seria suficiente para dar a vitória a ele. Além disso, na Pensilvânia, a diferença entre Biden e Trump está se reduzindo com a apuração de votos em distritos fortemente democratas.

Em pronunciamento pouco antes de seu resultado ser confirmado em Michigan, o democrata disse que não declararia vitória, mas que estaria atingindo os 270 votos eleitorais. "Depois de tantos estados, está claro que temos 270 votos eleitorais. Não estou aqui para declarar vitória, mas me parece claro que vamos ganhar", disse.

Quem é quem nas eleições presidenciais nos Estados Unidos

"Agora, todo voto deve contar. Ninguém vai tirar nossa democracia de nós. Nem agora, nem nunca. Os EUA passaram por muita coisa para deixar isso passar. Nós, o povo, não seremos silenciados. Não seremos acossados. Não nos renderemos", afirmou.

A campanha de Trump anunciou que pedirá uma recontagem em Wisconsin. "Tivemos relatos de irregularidades em vários condados de Winsconsin que levantam sérias dúvidas sobre a validade dos resultados", disse o chefe de campanha do republicano, Bill Stepien.

Leia também: Como Biden ainda pode ganhar a eleição dos EUA – assim como Trump

Nevada já tem 86% das urnas apuradas. Biden lidera com 49,3% dos votos. Trump aparece com 48,7%. Condados como Clark, onde está Las Vegas, e Washoe, onde fica Reno, ainda podem render mais votos a Biden. Ambos ainda não atingiram os 90% da apuração.