Prevenção

Câncer de útero: o que é, quais são os sintomas e como prevenir

Anualmente, 7 mil mulheres brasileiras morrem por câncer de útero. Em 2020, 16 mil casos devem ser registrados

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

A apresentadora e jornalista Fátima Bernardes realizou um procedimento cirúrgico neste domingo (6) - Reprodução Instagram

O câncer de útero mata cerca de 7 mil mulheres brasileiras por ano, de acordo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Até o fim de dezembro, o Brasil deve contabilizar 16.590 casos desse tipo de câncer em 2020.

:: Casos de câncer em países pobres devem aumentar em 81% até 2040, alerta OMS ::

Um desses casos é da apresentadora e jornalista da Rede Globo, Fátima Bernardes, que descobriu a doença em estágio inicial recentemente. O caso específico, entretanto, não representa o perfil predominante da doença no Brasil. O câncer de útero atinge majoritariamente mulheres não brancas e de baixa escolaridade, com aproximadamente 62%. 

O quadro também é composto por casos que são descobertos já em estágios avançados. Isso porque a doença não apresenta sintomas nos estágios iniciais, sendo detectada somente durante exames, como o de papanicolau; por isso, a importância de se consultas com especialistas frequentemente. 

Sintomas em estágio avançado

Quando em estágio avançado, a doença se manifesta por meio de alguns sinais como sangramento vaginal fora do período menstrual; corrimento com mau cheiro ou coloração escura; dores abdominais ou pélvicas; sensação de pressão no fundo do abdômen; necessidade de urinar com mais frequência; e perda rápida e inexplicável de peso. Nos casos mais graves do câncer de útero, também podem aparecer dor e inchaço nas pernas e cansaço excessivo.

Em caso de algum desses sintomas, o mais aconselhável é ir a um consultório ginecológico para realizar papanicolau ou colposcopia com biópsia do tecido do útero, uma vez que alguns dos sinais podem ser confundidos com sintomas de outras doenças, como a candidíase. A consulta pode ser realizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que disponibiliza para a população brasileira os exames, bem como o tratamento para a doença gratuitamente. 

:: Direito das mulheres à saúde pública está sob ameaça, avalia especialista ::

Fatores de risco

Os fatores de risco com câncer de útero são mulheres com doenças sexualmente transmissíveis, como gonorreia ou clamídia, que fazem uso de anticoncepcional por muitos anos e que estejam infectadas pelo HPV, sigla em inglês para o papilomavírus humano. 

HPV

A transmissão do HPV se dá por meio do contato direto com a mucosa ou pele infectada, sendo a principal via a sexual, e por meio do parto. Não está comprovada cientificamente, no entanto, a contaminação por meio de objetos, compartilhamento de vaso sanitário, piscina, toalhas e roupas íntimas. 

Há os casos de infecção causada por um tipo viral do HPV oncogênico, ou seja, com potencial para gerar câncer. No total, 13 tipos de HPV são considerados oncogênicos, sendo os tipos 16 e 18 mais presentes na causa do câncer de útero, em cerca de 70% dos registros. Nesses casos, caso o desenvolvimento de lesões conhecidas como precursoras não seja tratado, estas podem progredir para diversos tipo de câncer, como de vagina, vulva, ânus, pênis, orofaringe, boca e útero.

Edição: Daniel Lamir