legislativo

Chavismo assume presidência em novo mandato da Assembleia Nacional da Venezuela

Os ex-ministros Jorge Rodríguez e Iris Varela assumem como presidente e vice-presidenta do legislativo até 2022

Brasil de Fato | Caracas, Venezuela |

Ouça o áudio:

Nova Assembleia Nacional tem 90% de deputados do partido governante e será presidida por Jorge Rodríguez (centro). - Leonel Retamal

A Assembleia Nacional venezuelana deu início, nesta terça-feira (5), a um novo período legislativo. Os 277 novos deputados, eleitos em 6 de dezembro, assumem o parlamento pelos próximos cinco anos.
 
O ex-vice-presidente de Comunicação, Cultura e Turismo Jorge Rodríguez foi eleito presidente da Assembleia Nacional, enquanto Iris Varela, ex-ministra do Sistema Penitenciário, assumiu a primeira vice-presidência. Rosalba Gil é a nova secretária do parlamento. 

Depois de cinco anos com a Assembleia dominada pela oposição, Rodríguez defende que o novo período será de reconciliação, mas sem impunidade. 

"Logo criaremos uma comissão para propor um grande diálogo nacional pela paz, pela consolidação dos ideais e da vida republicana, para chegar ao parlamento comunal", declarou em seu primeiro discurso. 


Pelo lado opositor, o deputado Javier Bertucci, da Aliança Democrática, concorda que os últimos anos de polarização levaram o país "à maior crise da sua história". 

"A oposição precisa mudar, assim como o oficialismo também precisa mudar para que possamos sair dessa crise profunda", afirmou.

Apesar de criticar a proposta de uma direção do parlamento composta totalmente por deputados do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), nenhum deputado opositor apresentou outra chapa.


O ex-presidente da Assembleia Constituinte Diosdado Cabello e primeira-dama Cília Flores foram empossados como deputados / Prensa Miraflores

Oposição 

Juan Guaidó, que não participou das eleições, perde o posto de deputado e passa a ser apenas mais um representante da oposição. 
 
Enquanto alguns dos seus aliados reconheceram o resultado, Guaidó convocou uma manifestação no Palácio Federal Legislativo para impedir a posse dos novos deputados. Por conta da falta de apoiadores e do operativo de segurança da Força Armada Nacional Bolivariana (Fanb), o ato público se transformou em uma reunião com alguns dos seus partidários para defender a continuidade administrativa da última gestão da AN. 

Acompanhe cobertura completa: O que está acontecendo na Venezuela? 

O quadro expressa o isolamento de Guaidó no cenário político interno venezuelano. A União Europeia já sinalizou que a partir de agora irá reconhecer o antes auto proclamado presidente como um líder opositor.
 
No entanto, os Estados Unidos mantêm seu total apoio a Guaidó. O Escritório de Controle de Bens Estrangeiros do Departamento do Tesouro (OFAC, na sigla em inglês) emitiu um documento afirmando que continua reconhecendo Guaidó como única autoridade legítima venezuelana, o que lhe dá direito a gerenciar os ativos da Venezuela no território estadunidense; entre eles, a Citgo, a filial da petroleira estatal PDVSA, avaliada em aproximadamente US$ 8 bilhões (cerca de R$ 40 bilhões).

Leia também: "Não descansamos, pois não sabemos o que Trump pode fazer", diz vice da Venezuela
 
Para o próximo período, as principais demandas que os venezuelanos esperam que sejam atendidas pelos parlamentares são os problemas de abastecimento de água, luz e gasolina, além da crise econômica, com uma hiperinflação induzida que reduziu o valor do salário mínimo a menos de um dólar.

Edição: Camila Maciel