Confronto

Congresso dos EUA retomará sessão que deve confirmar Biden, diz presidente da Câmara

Sessão foi suspensa na tarde desta quarta-feira (6) após apoiadores de Trump invadirem o Capitólio

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Tropas da Guarda Nacional dos EUA retiram apoiadores de Trump do lado de fora do prédio do Capitólio nesta quarta-feira (6) - ROBERTO SCHMIDT / AFP

A presidente da Câmara dos Estados Unidos, a democrata Nancy Pelosi, afirmou na noite desta quarta-feira (6) que o Congresso estadunidense retomará a sessão que deve certificar a vitória do candidato de oposição Joe Biden (Partido Democrata) nas eleições de novembro de 2020, confirmando o resultado reconhecido pelo Colégio Eleitoral.

Continua após publicidade

"Decidimos que devemos prosseguir esta noite no Capitólio assim que estiver liberado para uso", afirmou Pelosi, em referência ao tumulto que suspendeu a sessão iniciada no início da tarde desta quarta, quando apoiadores do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, violaram a segurança e invadiram o Capitólio, sede do Congresso dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6), em Washington.

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo (Partido Republicano) classificou os ataques ao Capitólio como "inaceitáveis". "Vamos trazer justiça rapidamente aos criminosos que se envolveram neste motim", postou em seu perfil no Twitter.

Desde o início da sessão, milhares de extremistas e simpatizantes de Donald Trump (Partido Republicano) protestaram ao lado de fora do Capitólio contra a cerimônia e entraram em confronto com a polícia. Um pequeno grupo quebrou janelas e invadiu o prédio do Congresso. Até o momento, não há confirmação sobre o número de pessoas feridas ou detidas. 

"Esta é uma tentativa de golpe", afirmou o senador republicano Adam Kinzinger pelas redes sociais.

Os manifestantes que se aglomeraram entre os 3 km que separam a Casa Branca e o Congresso aderem à narrativa do atual presidente de que houve fraude durante a eleição e a apuração dos votos.

Leia também: O que esperar sobre as relações entre EUA e Irã com a gestão de Joe Biden?

A Câmara e o Senado deveriam contar e certificar os votos do Colégio Eleitoral: 306 para Biden, 232 para Trump. A cerimônia costuma ser encarada como mera formalidade, mas as acusações feitas pelo atual presidente, sem apresentar provas, e ameaças de que uma bomba explodiria durante a sessão tornaram o evento um acontecimento político.

A posse de Biden está prevista para 20 de janeiro, quando também são esperados protestos da ala radical do Partido Republicano.

Edição: Leandro Melito