Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Saúde

Fake News

Cronograma falso de vacinação circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagem

Boatos incluem até mesmo crianças no calendário, mas vacinas ainda não têm autorização para aplicação em menores

18.jan.2021 às 18h16
São Paulo (SP)
Nara Lacerda

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou ter determinado que o instituto entregue imediatamente doses ao Ministério da Saúde para que sejam distribuídas nacionalmente - Nelson Almeida / AFP

A aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial das vacinas da Fiocruz e do Butantan neste domingo (17) fez aumentar o volume de notícias falsas sobre o imunizante nas redes sociais e aplicativos de mensagem.

Nesta segunda-feira (18), um boato com cronograma falso de vacinação circulou em perfis no Twitter, Facebook e aplicativos como o Whatsapp.

Recheada de informações inconsistentes, a mensagem mistura o cronograma inicial, apresentado pelo governo de São Paulo no ano passado e que já mudou, com datas irreais de imunização para as faixas etárias de 0 a 28 anos e 29 a 59 anos no estado.

No caso dos menores de idade, ainda não há nem mesmo autorização de aplicação do imunizante. 

Leia também: Contra fake news, campanha "Abrace a Vacina” estimula população a aderir à imunização

Além disso, as datas falsas que aparecem no texto sugerem imunização em tempo recorde de mais da metade da população do estado.

Segundo a mensagem, em trinta dias todos os cidadãos e cidadãs com idades entre 29 e 59 anos receberiam doses da vacina. Crianças, adolescentes e jovens adultos de até 28 anos também seriam vacinados em um mês. 

Vale ressaltar que somente para vacinar toda a população que tem mais de 60 anos, o governo do estado previa no plano inicial cerca de quatro meses. 

A estimativa era aplicar as duas doses de imunização em profissionais da saúde, indígenas e quilombolas até 15 de fevereiro. Na sequência, em um calendário de quatro etapas que se encerraria em 28 de março, seria vacinada toda a população com idades a partir de 60 anos.

Leia também: Quantidade de vacinas distribuídas aos estados deve durar três dias, diz especialista

Essas datas foram divulgadas antes da inclusão da vacina no Plano Nacional de Imunização. Com a demanda do Ministério da Saúde para distribuição nacional, a Secretária de Saúde do estado informou que o prazo para vacinação e os próximos grupos prioritários ainda serão divulgado. O calendário vai seguir o cronograma nacional.

A expectativa inicial da gestão estadual era chegar a 9 milhões de pessoas vacinadas na primeira fase da campanha. O governo federal ainda não divulgou datas do processo para todo o Brasil, que vão depender também da disponibilização de doses. 

Nesta segunda-feira (18), o Ministério da Saúde informou apenas que, “neste primeiro momento, profissionais de saúde, idosos com mais de 60 anos, pessoas com deficiência vivendo em instituições e indígenas aldeados receberão as doses.”

Em nota a pasta informou que “a população geral não deve procurar os postos de saúde”. Não foram divulgados data de término dessa fase e detalhes  sobre outros grupos e idades.  

Ainda de acordo com o texto, “conforme os laboratórios disponibilizem mais doses das vacinas adquiridas pelo Ministério da Saúde, outras populações que integram os grupos prioritários serão chamadas, por campanha publicitária, a comparecerem às salas de vacinação”.

Editado por: Leandro Melito
Tags: fakenewsvacinaçãovacinacovid
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Palestina livre

Brasília, cidade de ativista brasileiro sequestrado por Israel, realiza ato no Palácio do Planalto

EDUCAÇÃO PÚBLICA

Camilo Santana anuncia financiamento de cursinhos populares em SP em ato que denunciou desmonte do ensino

Escalada de tensão

‘Trump vive da polarização’, diz professor sobre repressão a imigrantes nos EUA

Barco capturado

Itamaraty diz que ativistas sequestrados por Israel estão bem, mas destino é incerto, afirma coordenadora

TRAMA GOLPISTA

Ramagem nega monitoramento ilegal de ministros do STF pela Abin

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.