Acabou a mamata?

Eleição na Câmara com leite condensado no Tempero da Notícia com Rodrigo Vianna

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Compras inexplicáveis feitas por um governo que dizia: a mamata acabou!

"Compras inexplicáveis feitas por um governo que dizia: a mamata acabou!", aponta o apresentador do Tempero da Notícia, Rodrigo Vianna.

Nesta edição do programa produzido pelo Brasil de Fato, Vianna comenta o escândalo do gasto de mais de R$ 15 milhões do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) com leite condensado, que marcou as manchetes e os tredings das redes esta semana.

Na análise do jornalista, embora a mamata não tenha acabado, a paciência da população está acabando. De acordo com a pesquisa da consultoria Atlas Político, realizada entre os dias 20 e 24 de janeiro, a gestão de Bolsonaro é reprovada por seis em cada dez brasileiros.

Leia mais: Brasil é o pior país do mundo no combate à pandemia, aponta estudo

A Receita da Semana também avalia o "desespero de Bolsonaro" com o avanço das mobilizações pelo impeachment e reação a divulgação do valor de R$ 1,8 bilhão gastos em alimentos como chiclete, pizza, refrigerante e vinhos pelo seu governo em 2020.

"O presidente reage com xingamentos à imprensa e joga tudo pra levar a eleição da Câmara, como se fizesse a compra na hora da xepa de uma feira chamada Brasil", comenta Vianna ao analisar uma possível compra de votos, com emendas parlamentares, dos deputados que apoiarem o candidato do governo, Arthur Lira (Progressistas-AL).

:: Juristas oferecem denúncia contra Bolsonaro à PGR por crime contra a saúde pública ::

Para o jornalista mesmo com tudo isso, "a soma de crise econômica, pandemia e inoperância podem levar Bolsonaro pro chão".

Na Panela de Pressão a TV Globo, a emissora que "apostou na derrubada dos ex-presidentes Luís Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT)", como definiu Vianna,e agora sobre uma grave crise.

Para fechar o programa, Vianna faz um brinde no Cafezinho para o jornalista Paulo Henrique Amorim, que faleceu em julho de 2019, mas previu antes do golpe a adesão da classe média à extrema direita no artigo: A classe “C” vai eleger a Dilma. E depois, o Berlusconi ?

O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.

São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Leandro Melito