Assista

A crise entre o STF, os militares e um deputado bolsonarista no Tempero da Notícia

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Fachin, reagiu e disse que a afronta é “intolerável”. Mas como lembra Vianna, "já era tarde demais".

A crise institucional envolvendo o Supremo Tribunal Federal (STF), os militares brasileiros e um deputado bolsonarista Daniel Silveira, preso pelo Supremo Tribunal Federal, marcam esta edição do programa Tempero da Notícia, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna. 

E essa crise não é nova, mas ganha novos contornos com as notícias desta semana. Em livro autobiográfico, o general Eduardo Villas Bôas disse que um tweet publicado em sua conta pessoal, em 2018, onde pressionava o STF a negar o habeas corpus do ex-presidente Lula, foi na verdade escrito a varias mãos, por membros do comando das Forças Armadas.

O ministro do Supremo, Edson Fachin, reagiu e disse que a afronta é “intolerável”. Mas como lembra Vianna, “já era tarde demais”.

Fachin, inclusive, foi para a Panela de Pressão do programa.  O jurista indicado para uma cadeira do Supremo pela presidenta Dilma Rousseff em 2015, era importante defensor das causas populares. Mas sua atuação segue na contramão de seus princípios.

Vianna lembra também um artigo, escrito pelo jurista Wilson Ramos, conhecido como Xixo, amigo pessoal de Fachin. No texto, Xixo aponta que seu amigo e seus princípios “morreram” quando o ministro assumiu a cadeira do STF. 

Um ingrediente ainda se soma a essa crise: o deputado bolsonarista Daniel Silveira (PSL) foi preso nesta semana ao proferir, em vídeo, uma série de ameaças a Fachin e outros cinco ministros do Supremo Tribunal Federal, por conta do posicionamento do jurista à postagem de Villas Bôas.

Além das ameaças, Silveira também fez saudações ao AI-5, o Ato Institucional da Ditadura Militar, que ampliou a repressão à população. 

Outro tema desta edição são as mobilizações populares pela volta do auxílio emergencial no valor de R$ 600. Os atos puxados pelas frentes Povo Sem Medo e Brasil Popular, e também pela Coalizão Negra por Direitos, aconteceram em todo o país nesta semana, exigindo que os grupos mais atingidos pela crise possam voltar a receber o benefício.

Já no quadro Cafezinho, uma homenagem ao Doutor Sócrates, o jogador brasileiro que encantou dentro e fora dos gramados. Na última sexta-feira, 19, o meio campista completaria 67 anos, mas seu ativismo pela restauração da democracia no Brasil e seu legado com a bola nos pés nunca morrerão.

O programa vai ao ar todo sábado, às 11h, no canal do Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.

São Paulo pode acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários de sábado e domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Leandro Melito