Lançamento de livro

Programa Bem Viver aborda propostas políticas a partir do tema Terra e Território

Obra aponta agroecologia e união entre povos tradicionais como alicerce para constituir um "novo mundo"

Ouça o áudio:

A obra enfatiza a importância da agroecologia e da preservação do meio ambiente para alcançar um mundo mais justo e igualitário - Ilustração: Iago Aragão
A soberania alimentar é uma das condições básicas para o enfrentamento da luta política

Nesta segunda-feira (22), a edição do programa Bem Viver apresenta o livro  Por Terra e Território - Caminhos da revolução dos povos no Brasil.

A obra tem o lançamento previsto para a próxima quarta-feira (24), na Bahia, pela Teia dos Povos - uma articulação entre comunidades, povos originários, periféricos, militantes sem-terra, sem-teto e pequenos agricultores. 

:: "40 ideias da Periferia": o que significa a pandemia sob o olhar periférico urbano? ::

O Bem Viver também atualiza sobre os novos desdobramentos na investigação dos incêndios em Alter do Chão (PA), acontecidos em setembro de 2019. O incidente destruiu 1200 hectares de floresta da região, equivalente a 1600 campos de futebol.

De ouvido na luta das mulheres, uma nova ferramenta para denúncia de casos de violência doméstica também é destaque da edição. 

Reforçando a importância da alimentação, o quadro Comida de Verdade mostra uma maneira especial de preparar a guacamole, uma deliciosa salada de abacate perfeita para um jantar de sabores mexicanos. 

:: "Roça é Vida": livro resgata conhecimento agrícola quilombola do Vale do Ribeira ::

Revolução dos povos

Joelson Ferreira milita no movimento sem-terra desde os anos 1980 e aponta a união popular como um caminho para a transformação. Assim, ele idealizou a Teia dos Povos, uma articulação de comunidades, territórios, povos e organizações rurais e urbanas.

Recentemente, Joelson se juntou a Erahsto Felício, também articulador da Teia, historiador e professor, para escrever o livro Por terra e território - Caminhos da revolução dos povos no Brasil.

A união da diversidade dos povos é objeto de discussão central do livro, que aponta a preservação do meio ambiente e a agroecologia como pilares para uma sociedade mais justa e equitativa. 

Erahsto Felício afirma que “temos que levar com profundidade a aliança dos povos. Indígena, negra e popular. Precisamos construí-la. É um projeto de existência. Como os pobres desse país vão existir? Não é com esmola, com as migalhas que as elites estão dando. Vamos fazer isso quando tivermos coragem e assumirmos a luta pelo poder. E o poder começa pela terra e território” argumenta o professor.

:: Você conhece os Portais da Transparência dos governos? ::

Destruição em Alter do Chão

Conhecida como "caribe brasileiro", a região de Alter do Chão (PA) é marcada por conflitos fundiários constantes que ameaçam a preservação ambiental e a terra de povos tradicionais da região.

Em 2019 uma região extensa de floresta de Alter do Chão (PA) foi levada pelo fogo. A justiça brasileira alega que não é possível descobrir os responsáveis pelo início do fogo, levando a justiça federal a arquivar o inquérito da Polícia Federal, que estudava o caso de incêndio. 

:: Salada em dose dupla: conheça as receitas do sunomono de pepino e ceviche de jiló ::

Abacate nutritivo

Salada de abacate ou guacamole? Como você costuma chamar essa receita? Independente da nomenclatura, você pode inclui-la em seu cardápio para obter uma alimentação mais saudável e nutritiva.

A guacamole é repleta de motivos para ganhar uma chance do seu paladar. Nesta edição do programa você confere uma maneira especial de aproveitar os nutriente do abacate com a cozinheira Raissa Faro, que comanda a edição do quadro Comida de Verdade

:: Reaplicação do Enem acontece nesta terça e quarta-feira; confira os locais de prova ::

Não se cale

A iniciativa Código Sinal Vermelho, uma nova ferramenta para mulheres denunciarem casos de violência doméstica, foi aprovado como projeto de lei na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro.

A proposta é que mulheres possam denunciar em estabelecimentos privados casos de violência através da escrita sútil de um x na mão. O atendente deverá estar previamente instruído para identificar a mensagem e telefonar ao 190.


Produção da Rádio Brasil de Fato vai ao ar de segunda a sexta-feira / Brasil de Fato / Bem Viver

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista.

Em diferentes horários, de segunda a sexta-feira, o programa é transmitido na Rádio Super de Sorocaba (SP); Rádio Palermo (SP); Rádio Cantareira (SP); Rádio Interativa, de Senador Alexandre Costa (MA); Rádio Comunitária Malhada do Jatobá, de São João do Piauí (PI); Rádio Terra Livre (MST), de Abelardo Luz (SC); Rádio Timbira, de São Luís (MA); Rádio Terra Livre de Hulha Negra (RN), Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), Rádio Onda FM, de Novo Cruzeiro (MG), Rádio Pife, de Brasília (DF), Rádio Cidade, de João Pessoa (PB), Rádio Palermo (SP), Rádio Torres Cidade (RS) e Rádio Cantareira (SP).

A programação também fica disponível na Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: SpotifyGoogle PodcastsItunesPocket Casts e Deezer.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Edição: Daniel Lamir