Assista

Tempero da Notícia: A PF nas mãos de Bolsonaro e o vexame de André Mendonça no STF

Programa traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos da semana em formato de revista semanal

Ouça o áudio:

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav
Durante sustentação no STF, Mendonça utilizou passagens bíblicas e não citou a Constituição

A nomeação do novo chefe da Policia Federal pelo Ministro da Justiça, Anderson Torres, é um dos destaques desta semana no programa Tempero da Notícia, uma produção do Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna. 

As trocas ministeriais do governo de Jair Bolsonaro (sem partido) começaram a movimentar peças importantes do segundo e do terceiro escalão, com nomes próximos ao presidente, que possam blindar a família presidencial de possíveis investigações.

Também foi do ministro da Justiça outra notícia polêmica da semana: em seu discurso de posse, Anderson Torres disse que é preciso usar a "Força Nacional de Segurança para garantir o direito de ir e vir", e fez coro contra isolamento social. A mesma cartilha pregada pelo chefe, Jair Bolsonaro, contra as medidas de distanciamento social instauradas por prefeitos e governadores.

::Bolsonaro e Forças Armadas: como fica o tabuleiro após as mudanças no alto escalão::

A polêmica reunião do presidente com empresários em uma mansão de um bairro nobre de São Paulo também é tema desta edição do Tempero. Ovacionado durante o encontro, com figuras escolhidas a dedo, Bolsonaro precisou enfrentar, durante a semana, o contra-ataque de um grupo ainda maior de empresários, que se dizem fartos do bolsonarismo.

Quem entra na Panela de Pressão desta semana é o ministro da Advocacia-Geral da União, André Mendonça. Em sua volta à AGU, Mendonça foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) defender que igrejas e templos permanecessem abertos durante a pandemia de covid-19 em seu pior estágio no Brasil. Durante sua sustentação, utilizou passagens bíblicas e não citou a Constituição brasileira. Ganhou críticas de ministros do Supremo e do mundo jurídico.

Já no Cafezinho, uma homenagem a Alfredo Bosi, que morreu nesta semana, aos 84 anos de idade. Mais uma vítima da covid-19 no Brasil. O intelectual era professor emérito da USP (Universidade de São Paulo) e membro da Academia Brasileira de Letras. Dedicou a vida a entender os dilemas da sociedade brasileira e as raízes da desigualdade no país.
 
O programa vai ao ar todos os sábados, às 11h, no Youtube. Com duração de 12 minutos, o Tempero da Notícia também é veiculado pela TVT em dois horários: às 10h45 aos sábados e 17h45 aos domingos.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários no sábado e no domingo. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: Vinícius Segalla