Últimas da vacina

Brasil e mais 14 países da América Latina irão receber 6 milhões de doses dos EUA

No total, o governo estadunidense irá doar 80 milhões de doses a 40 países

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

"Não estamos compartilhando estas doses para receber favores ou concessões", afirmou o presidente dos EUA, Joe Biden - Drew Angerer / AFP

O Brasil foi incluído na lista com cerca de 40 países que irão receber doações de vacinas contra a covid-19 dos Estados Unidos. Ao todo, o governo estadunidense irá doar 25 milhões de doses às 40 nações, de acordo com um anúncio feito nesta quinta-feira (3), somente em uma primeira etapa. 

Depois, em uma segunda fase, mais 55 milhões de doses, sempre da AstraZeneca, Pfizer, Moderna e Johnson & Johnson, por meio do consórcio Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS). As doses devem ser entregues até o final de junho.

Não se sabe ao certo ainda, no entanto, quanto o Brasil irá receber, uma vez que precisa dividir 6 milhões de doses com pelo menos outros 14 países da América Latina: Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, Comunidade do Caribe e República Dominicana.

::Com baixa vacinação, Brasil lidera ranking de mortes por covid entre países do G-20::

"Não estamos compartilhando estas doses para receber favores ou concessões. (...) Estamos compartilhando para salvar vidas e guiar o mundo em direção ao fim da pandemia”, afirmou o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Nos Estados Unidos, 41,2% da população já completou o esquema vacinal contra a covid-19. Entre a população com 65 anos ou mais, 75% já se vacinou. O número cai, no entanto, entre a população com ou mais de 18 anos: 52%, até a última quinta-feira (3), segundo dados do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) dos Estados Unidos.

O presidente tem se esforçado para garantir que 70% da população seja vacinada até o dia 4 de julho, feriado pelo Dia da Independência do país, incluindo medidas como creche gratuita para cuidadores de crianças vacinados; parceria com salões de beleza, barbearia e até mesmo com cervejarias. A empresa Anheuser-Busch, por exemplo, se comprometeu a distribuir cerveja de graça para adultos maiores de 21 anos, caso a meta do governo seja cumprida. 

Vacinação e pandemia no Brasil

No Brasil, apenas 10,74% dos brasileiros completaram o esquema vacinal. Isso significa que 22.739.521 pessoas receberam a segunda dose de vacina, contra a covid-19, até às 20h desta quinta. Já a primeira dose foi aplicada em 22,53% da população, ou seja, 47.718.537 pessoas, segundo o consórcio de veículos de imprensa.

Paralelamente, o Brasil caminha para os 17 milhões de infectados, com 16.803.472 de registros desde o início da pandemia, em março de 2020. Até às 18h desta quinta, foram 83.391 infectados nas últimas 24 horas, o que representa um aumento em relação às semanas anteriores. 

Em relação ao número de óbitos, foram 1.682 registros no mesmo período, totalizando 469.388 mortos por covid-19, de acordo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Edição: Vivian Virissimo