Rio Grande do Sul

Direitos da Criança

Campanha "Crescer Sem Violência" é lançada nos 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Materiais informativos sobre abuso e exploração infantil são destinados à capacitação de educadores e profissionais

Brasil de Fato | Porto Alegre |
UNICEF Brasil, Canal Futura e Childhood Brasil promovem campanha para celebrar os 31 anos do ECA - Reprodução

A UNICEF Brasil, Canal Futura e Childhood Brasil promovem um campanha para celebrar os 31 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Estão disponíveis para download dois materiais, destinados à capacitação de educadores e profissionais da rede de proteção à criança e ao adolescente.

Segundo o Canal Futura, o ECA é um marco na proteção aos direitos dos pequenos. A partir da aprovação desta legislação, as crianças e adolescentes se tornaram oficialmente sujeitos de direitos.

A campanha destaca a importância do Estatuto para os direitos de cada criança e adolescente no Brasil por meio de história em quadrinhos, depoimentos e animação sobre a atuação da rede de proteção à infância e adolescência.

Conheça os materiais da campanha:

- Caderno Pedagógico "Que Exploração É Essa?": Tem o tema do enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O caderno sugere atividades para serem desenvolvidas, tendo como apoio a série animada de mesmo nome.

"Na história, o caminhoneiro Milton sai para mais uma viagem, dessa vez acompanhado pelo filho Diego. Além de revelar o problema, a série aponta caminhos para que pessoas comuns possam contribuir para prevenção e enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes."

- Caderno Pedagógico "Que Abuso é Esse?": É uma série baseada em uma narrativa de ficção feita com marionetes e que debate, de forma franca e direta, os principais temas relacionados ao abuso sexual, problema que atinge em média três crianças por hora no Brasil. Da mesma forma, é um caderno para ser trabalho junto com a série animada.

"A história é conduzida pelos vizinhos Elvira, Damião e Neusa, moradores de uma vila repleta de crianças e que, por meio de suas experiências pessoais ou profissionais, se deparam com situações distintas de violência sexual de crianças e adolescentes."


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

SEJA UM AMIGO DO BRASIL DE FATO RS

Você já percebeu que o Brasil de Fato RS disponibiliza todas as notícias gratuitamente? Não cobramos nenhum tipo de assinatura de nossos leitores, pois compreendemos que a democratização dos meios de comunicação é fundamental para uma sociedade mais justa.

Precisamos do seu apoio para seguir adiante com o debate de ideias, clique aqui e contribua.

Edição: Marcelo Ferreira