"divórcio litigioso"

Governista, PSDB anuncia que vai "discutir" impeachment de Bolsonaro

Legenda esteve a favor do Palácio do Planalto em 84% das votações na Câmara dos Deputados

|

Ouça o áudio:

Impeachment do presidente Jair Bolsonaro será tema de debate no PSDB - Evaristo Sa / AFP

Por meio das redes sociais, o PSDB anunciou que debaterá uma possível adesão à abertura de processo de impeachment do presidente Jair Bolsonaro. O presidente da legenda, Bruno Araújo, convocou reunião extraordinária da Executiva tucana para discutir o tema. O encontro deve ser realizado nesta quarta-feira (8).

Não deve ser um debate tranquilo já que a sigla é uma das agremiações mais fiéis ao governo Bolsonaro no Parlamento. Atualmente, é a sétima bancada na Câmara dos Deputados com 32 parlamentares. Segundo a ferramenta Radar do Congresso, do site Congresso em Foco, o PSDB esteve a favor do Palácio do Planalto em 84% das 1.143 votações até 6 de setembro.

::Mais uma ameaça: Bolsonaro fala em "intervenção federal" em discurso para apoiadores no DF::


O Grito dos Excluídos é uma mobilização nacional realizada desde 1995, como um contraponto ao "Grito do Ipiranga", que não trouxe a verdadeira independência ao povo brasileiro / Giorgia Prates

O comportamento dos sete senadores da bancada tucana não é muito diferente: se alinharam ao governo em 83% das 270 votações da Casa.

Em uma das votações recentes mais emblemáticas na Câmara, já que dizia respeito à pauta diversionista do bolsonarismo, os tucanos se dividiram em uma derrota do Planalto. Foi na votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 135. Ali, 14 deputados contrariaram a orientação do partido e votaram a favor do voto impresso, com 17 votos contrários.

::"Sem volta ao passado" e "respeito à democracia": ministros do STF reagem ao ato bolsonarista::

"Momento vergonhoso", diz presidente do PSDB

Em vista das dificuldades em viabilizar eleitoralmente um candidato para disputar as eleições presidenciais de 2022, uma “tempestade perfeita” pode se formar para que a legenda abandone o governo.

“Com as declarações de hoje, não dá para partido político se esconder”, disse Bruno Araújo, em entrevista ao site da CNN Brasil. “Tem de haver posição clara do que pensa e como age cada partido em relação a esse vergonhoso momento da história brasileira.”

O governador de São Paulo e pré-candidato à presidência João Doria, pela primeira vez falou publicamente sobre o impeachment de Bolsonaro. “Eu até hoje nunca havia feito nenhuma manifestação pró-impeachment, me mantive na neutralidade, entendendo que até aqui os fatos deveriam ser avaliados e julgados pelo Congresso Nacional”, avaliou.

:: O que é o Conselho da República, órgão que Bolsonaro quer acionar para dar golpe ::

Doria está no Centro de Operações da PM (Copom) acompanhando os atos em São Paulo. "Mas depois do que assisti e ouvi hoje, em Brasília, sem sequer estar ouvindo, ele, Bolsonaro, claramente afronta a Constituição. Ele desafia a democracia e empareda a Suprema Corte brasileira.”