Paraná

Mandato indígena

Toma posse a primeira vereadora indígena da cidade de Chapecó/ SC

Nas eleições municipais de 2020, Iara recebeu 361 votos e ficou como suplente do Partido dos Trabalhadores

Santa Catarina |
A primeira vereadora de origem indígena do Oeste de Santa Catarina, Iara ‘Kaingang’ Campolin (PT), tomou posse na Câmara de Vereadores de Chapecó nesta quarta-feira (06) - Divulgação

A Câmara de Vereadores de Chapecó empossou na tarde desta quarta-feira (06), a primeira mulher indígena da história do município. A suplente de vereadora, Iara Campolin (PT), da terra indígena Toldo Chimbangue, em Chapecó, ocupará uma vaga no legislativo pelo período de 45 dias, no lugar do vereador Valdir Carvalho (PT), que se licenciou do cargo.

Formada em Educação Física, estudante de Pedagogia, 32 anos, casada e mãe de dois filhos, Iara Campolin, quer aproveitar a oportunidade para fazer com que a cidade conheça a cultura e o trabalho dos indígenas e também combater o preconceito. “A cidade de Chapecó tem 104 anos e é a primeira vez que uma mulher indígena assume a vereança. Essa cidade que é território indígena, mas que tem um preconceito ainda muito grande em relação a nós. Por este motivo me coloquei como candidata e agora como vereadora, para dar visibilidade a nossas pautas,” explica. "É importante que a cidade saiba que lugar de indígena não é só na aldeia,” conclui. 

Parte das pautas que Iara pretende levar para a Câmara Municipal de Chapecó está nas áreas da educação e cultura. "Pretendo propor projetos para viabilizar uma educação diferenciada e inclusiva para o indígena com criação de vagas na Educação Infantil, projetos e atividades socioeducativas e de iniciação esportiva nas aldeias e também a criação de um espaço cultural na área central da cidade para a divulgação da cultura indígena.”  

Iara ainda destaca que se candidatou pelo Partido dos Trabalhadores por ser o mais inclusivo. “É o que mais acolhe as diversidades,” diz. Nas eleições municipais de 2020, Iara recebeu 361 votos e ficou como suplente do partido.

 


A vereadora pretende combater o preconceito da cidade em relação aos indígenas. / Divulgação

Edição: Lia Bianchini