Ensino superior

Unicamp tem inscrições abertas até o dia 30 para quem pretende entrar na universidade pelo Enem

As provas do Enem serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

As provas do Enem serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos - Unicamp/Divulgação

As inscrições para o processo seletivo Enem-Unicamp 2022 estão abertas até às 17h do próximo dia 30 de novembro pelo site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

Os candidatos devem preencher um formulário eletrônico e pagar a taxa de inscrição de R$ 30 até o dia 7 de dezembro. Aqueles que se inscrevem também no Vestibular Unicamp 2022 pagam R$ 15. Os estudantes que tiveram isenção da taxa Vestibular Unicamp 2022 também terão isenção no processo Enem-Unicamp. 

Para tentar uma vaga na universidade, é possível se inscrever em mais de um sistema de seleção, o Vestibular Unicamp, a modalidade Enem-Unicamp e a modalidade Vagas Olímpicas.

Ouça: Bem Viver retrata os efeitos nocivos da pandemia e do sucateamento da educação no ENEM

Caso o candidato seja aprovado, no mesmo curso, em mais de uma modalidade, a vaga preenchida será a do Vestibular. Caso seja aprovado em cursos diferentes, o candidato fará a opção na hora da matrícula. 

Os candidatos poderão utilizar as notas do Enem 2021 ou 2020. No entanto, as notas do Enem 2021 só poderão ser utilizadas caso o Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo exame, disponibilize as notas em tempo hábil para a classificação da Unicamp. Diferente é o caso dos estudantes que optarem pelo Enem 2020, cujas notas já estão disponíveis. 

As provas do Enem serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro, com 3.109.762 candidatos que se inscreveram. O número é o menor desde 2005.

Análise | A educação e o futuro do país na mira

No total, serão oferecidas 639 vagas, sendo 50% para os estudantes que cursaram integralmente o Ensino Médio em escola pública ou que tenham obtido a certificação do Ensino Médio pelo Enem ou outro exame oficial até o ano de 2016; 25% para candidatos autodeclarados pretos e pardos; e 25% para candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escola pública.

Edição: Daniel Lamir