TOUR EUROPEU

Conheça os líderes mundiais que Lula está encontrando em viagem à Europa

Ex-presidente já se reuniu com vencedor da eleição alemã, representante da União Europeia, sindicalistas e deputadas

Brasil de Fato | Brasília (DF) |
Lula ao lado de Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos - Ricardo Stuckert/Divulgação

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou na última quinta-feira (11) à Europa, onde faz uma série de eventos e diálogos sobre a conjuntura política no mundo, na América Latina e no Brasil. O petista começou sua viagem pela Alemanha, está na Bélgica nesta segunda-feira (15) e ainda visitará França e Espanha.

Os primeiros dias da viagem estão sendo marcados por encontros com líderes mundiais. Entre as figuras com as quais Lula têm se encontrado, estão políticos, integrantes de movimentos populares, sindicalistas e representantes de nações europeias.

Deputadas do SPD alemão

Na última sexta-feira (12), em Berlim, o ex-presidente se reuniu com deputadas do SPD, o Partido Social-Democrata da Alemanha, Yasmin Fahimi e Isabel Cadermatori, vencedoras da última eleição alemã, em setembro.

Fahimi tem um grande diálogo com o Brasil há anos. O ex-presidente teve reuniões com ela no Brasil e na Alemanha, em 2014 e 2015, e ela esteve no país em 2019, onde protestou contra a prisão que Lula sofria naquele momento, promovida pelo então juiz Sérgio Moro.

:: Lula terá reuniões com líderes progressistas na Europa; veja a agenda completa da viagem ::

Participou também do encontro Isabel Cadermatori, recém-eleita deputada pelo SPD nas últimas eleições. Cadermatori tem 33 anos, é neta do último ministro da Economia de Salvador Allende, que cometeu suicídio durante a ditadura de Pinochet.

Vencedor da eleição na Alemanha

No início da noite de sexta-feira (12), a reunião foi com o vencedor das eleições alemãs de setembro, Olaf Scholz, do SPD (partido social-democrata alemão), que está em processo de formação da aliança que irá substituir o governo da chanceler Angela Merkel.

:: Em Berlim, Lula se reúne com vencedor da eleição alemã Olaf Scholz ::

Scholz atualmente negocia com o Partido Verde e o Partido Liberal alemão a formação do seu governo como primeiro-ministro. Em seu perfil de Twitter, comentando o encontro, Lula destacou “a importância de fortalecer a cooperação Brasil-Alemanha”.

Em resposta, o líder alemão afirmou sua satisfação com o encontro. “Estou muito satisfeito com nossas boas discussões e espero continuar nosso diálogo!”, disse

Ex-presidente do Parlamento Europeu

Na sexta-feira (12), o ex-presidente também se reuniu com o presidente da Fundação Friedrich Ebert e ex-presidente do Parlamento Europeu Martin Schulz, em Berlim. Schulz e Lula se reencontraram depois de estarem juntos em 2020, e de Schulz ter visitado Lula quando ele estava preso em Curitiba, em agosto de 2018.

“Lula é a esperança do Brasil para o fim da política de divisão e agitação de Jair Bolsonaro. Foi uma honra conhecê-lo em Berlim. Boa sorte nos próximos meses!”, destacou Schulz em seu perfil de Twitter.

Schulz hoje preside a Fundação do SPD, o partido social-democrata alemão, que ganhou as eleições na Alemanha em setembro.

Líder sindical da Bélgica

No domingo (14), na Bélgica, o petista esteve com a secretária-geral da Confederação Sindical Internacional (ITUC da sigla em inglês), Sharan Leslie Burrow. No encontro, Sharan e Lula conversaram sobre a crescente desigualdade social na América Latina e no mundo.

A dirigente fez um relato sobre a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 26, em Glasgow, onde esteve nas últimas duas semanas, como representante dos trabalhadores. “Nós precisamos da sua voz no cenário global”, disse Sharan a Lula.

A ITUC promove a defesa dos direitos dos trabalhadores por meio da cooperação internacional entre sindicatos, campanhas e instituições globais, e trabalha em colaboração com a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e outras agências especializadas da ONU. A entidade representa mais de 200 milhões de trabalhadores.

Vice-presidente da Comissão Europeia

Lula se encontrou no domingo (14) com Josep Borrell Fontelles, vice-presidente da Comissão Europeia e Alto Representante da União Europeia para Assuntos Externos. A reunião aconteceu na sede da chancelaria da União Europeia, em Bruxelas. Acompanharam o encontro o ex-chanceler brasileiro Celso Amorim e o ex-ministro Aloizio Mercadante.

Josep Borrel esteve recentemente no Brasil para discutir a COP 26, que fechou a negociação ontem com um acordo aquém de expectativas mais avançadas sobre o tema. Nos governos do PT, o Brasil liderava a discussão sobre sustentabilidade no mundo.

Vencedor do Nobel de Economia

Também no domingo (14), o encontro foi com Joseph Stiglitz, ex-presidente do Conselho de Assessores Econômicos (Council of Economic Advisers) no governo do Presidente Bill Clinton (1995-1997), ex-vice-presidente para Políticas de Desenvolvimento do Banco Mundial, onde se tornou o seu economista chefe.

Em 2001, Stiglitz recebeu, juntamente com A. Michael Spence e George A. Akerlof, o Prêmio de Ciências Econômicas em Memória de Alfred Nobel, também designado por "Prêmio Nobel de Economia" em 2001 "por criar os fundamentos da teoria dos mercados com informações assimétricas".

Edição: Vivian Virissimo