Solidariedade

Ato de apoio a Cuba mobiliza militantes no Monumento ao Expedicionário no RS

Dezenas de entidades se manifestaram em apoio a autodeterminação do povo cubano em Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Ato foi uma resposta a um movimento realizado em Havana puxado pela Embaixada dos Estados Unidos, justificando o bloqueio econômico imposto aquele país há 60 anos - Divulgação

Centenas de militantes de diversos movimentos populares e partidos participaram no feriado da segunda-feira (15) de um ato em apoio a Cuba no Monumento ao Expedicionário do Parque Farroupilha, em Porto Alegre.

A manifestação foi convocada pela Associação Cultural José Marti (ACJM) e pelo Centro Brasileiro de Solidariedade aos Povos e Luta pela Paz (Cebrapaz). Realizado em diversas cidades, o ato foi uma resposta a um movimento realizado em Havana puxado pela Embaixada dos Estados Unidos, justificando o bloqueio econômico imposto aquele país há 60 anos.

:: Cuba enfrenta novos protestos opositores no mesmo dia em que reabre fronteiras ao turismo ::

O protesto contou com a representação de partidos políticos (PCdoB, PT, PCB, PSB, PCO, PSOL) e entidades populares como a União Brasileira de Mulheres (UMB), União da Juventude Socialista (UJS), Jornada Popular de Lutas (JPL), Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Central Única de Trabalhadores (CUT), UMA-LGBT, Movimento Negro Unificado (MNU), Instituto Olga Benário e outros.

Diversas lideranças políticas falaram durante o ato que iniciou as 10h e se estendeu até as 12h. A defesa da autodeterminação dos povos e a soberania foi a tônica de todas as falas e o povo da ilha caribenha foi tratado como um exemplo aos de outros países que sofrem a mesma pressão imperialista apoiada por governos como o brasileiro.

:: Cuba e Venezuela anunciam criação de banco de vacinas contra a covid-19 ::

O ato em Porto Alegre foi coordenado pelo vice-presidente do Cebrapaz e presidente da ACJM, Ricardo Haesbaert e teve as presenças do ex-deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), do ex-vice-governador Miguel Rossetto (PT) e do vereador Leonel Rahde (PT) e da vereadora Daiana dos Santos (PCdoB), entre outras personalidades.


Ato foi organizado pela Associação Cultural José Marti e Cebrapaz / Divulgação


Diversos movimentos populares e partidos participaram da manifestação neste feriado de 15 de novembro / Divulgação


:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato RS no seu Whatsapp ::

 

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko