caneta, máscara...

Enem 2021: o que é obrigado, permitido ou proibido levar ao local de prova neste domingo (21)?

Entre os itens obrigatórios, os candidatos devem estar com máscara de proteção facial, cobrindo nariz e boca

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Exame começa a ser aplicado neste domingo (21) - Foto: Governo do Espirito Santo

Chegou a hora de checar se está tudo em ordem para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A edição deste ano começa a ser aplicada no próximo domingo (21). 

Entre os itens obrigatórios, além de documento de identidade oficial com foto (não serão aceitos documentos digitais) e caneta transparente e esferográfica de tinta preta, os candidatos devem estar com máscara de proteção facial, cobrindo nariz e boca. Aqueles que estiverem sem a máscara não poderão ingressar no local de prova. As regras são as mesmas tanto para a edição impressa quanto a digital.   

Itens recomendados  

Apesar de não ser um item obrigatório, é recomendável levar pelo menos uma máscara de proteção facial a mais para trocar ao longo do exame. Nos locais de prova, haverá álcool em gel, mas, ainda assim, é permitido que os estudantes também levem este item ao local.

Também se recomenda levar lanches, água ou outras bebidas, já que se trata de uma prova de cinco horas. Não é permitido levar bebida alcoólica. 

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também recomenda ao estudante levar o Cartão de Confirmação da Inscrição. O documento, no qual constam informações como o local de prova, pode ser acessado pela Página do Participante

::Análise | As baixas no Inep às vésperas do Enem: o projeto de desmonte segue seu caminho::

Itens proibidos  

Os candidatos não podem portar dispositivos eletrônicos, como celular, smartphone, tablet, wearable tech, máquina calculadora, agendas eletrônicas, gravador, pen drive, mp3, alarme, chave com alarme e similares. Fones de ouvidos também estão proibidos.  

Também é expressamente proibida a permanência no local de exame com óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo.  

Caso os candidatos levem qualquer um desses objetos, estes serão colocados dentro de um envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador e lacrado. 

Enem 2021 

No total, 3.109.762 candidatos farão a prova, o menor número desde 2005. Isso porque o governo federal havia proibido a gratuidade do exame para aqueles que se inscreveram na condição de isenção de taxa, mas não compareceram na edição anterior.   

As provas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, já as provas serão distribuídas às 13h30 (horário de Brasília) e o gabarito costuma ser divulgado três dias úteis após o último domingo de provas. 

Provas em janeiro 

Em 9 e 16 de janeiro de 2022, 280.145 estudantes realizarão a avaliação, no mesmo período da prova para adultos privados de liberdade e jovens cumprindo medida socioeducativa (Enem PPL). Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) reverteu uma decisão do governo federal que havia proibido a gratuidade do exame para aqueles que se inscreveram na condição de isenção de taxa na edição anterior, mas não compareceram. 

O STF entendeu que, em razão da pandemia de covid-19, as provas do ano passado foram aplicadas em um contexto de anormalidade, e a exigência de comprovação documental para os ausentes viola diversos preceitos fundamentais, entre eles o do acesso à educação e o de erradicação da pobreza.

Além disso, a obrigação imposta pelo edital penaliza os estudantes que fizeram a “difícil escolha” de faltar às provas para atender às recomendações das autoridades sanitárias de evitar aglomerações.  

::Enem: entenda por que profissinais do Inep pediram demissão na véspera do exame::

Quem estivesse com covid-19 ou tivesse contato com alguém infectado também poderia apresentar essa justificativa. Mas o candidato que faltou somente pelo medo de contaminação, por exemplo, ou que não pudesse comprovar com documentos nenhuma outra razão para a falta, não estaria coberto pela gratuidade na edição do exame deste ano. 

Edição: Daniel Lamir