Ceia?

Natal com fome: Datafolha mostra que falta comida para 37% dos brasileiros de baixa renda

Na pesquisa, 26% disseram que a comida em casa não foi suficiente para alimentar todos os integrantes das famílias

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Aumento da fome no país tem provocado onda de protestos populares nas diferentes regiões
Aumento da fome no país tem provocado onda de protestos populares nas diferentes regiões - Scarlett Rocha

Pesquisa do Datafolha, divulgada nesta sexta-feira (24), revela que os brasileiros pobres terão dificuldade para montar a ceia de Natal. De acordo com o levantamento, 37% da população de baixa renda, com até dois salários-mínimos, afirmou não ter comida suficiente em casa para alimentar todos os membros da família.

A pesquisa aponta, ainda que, entre os beneficiários do Auxílio Brasil, que recebem parcelas de até R$ 400, esse número cresce para 39%. Na divisão dos dados por região, o Nordeste aparece com 35%. Sudeste, Sul, Norte e Centro-Oeste variam entre 20% e 25%.

Leia Mais.: MST doa 700 toneladas para a campanha "Natal sem Fome"

Esse índice dispara entre os desempregados, chegando em 45%. Na outra ponta, apenas 9% dos empresários afirmaram enfrentar dificuldades para alimentar toda a família, funcionários públicos (15%) e estudantes (13%) também aparecem na lista.

Entre os que pretendem votar no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições de 2022, 34% enfrentam insegurança alimentar. Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (PL), 12% não tem comida suficiente em casa.

O Datafolha entrevistou 3.666 pessoas entre os dias 13 e 15 de dezembro. Os entrevistados vivem em 191 municípios brasileiros. A margem de erro, segundo o instituto, é de dois pontos percentuais, para cima ou para baixo.

Edição: Leandro Melito