Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
No Result
View All Result
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
No Result
View All Result
Brasil de Fato
Início Opinião

EDUCAÇÃO POPULAR

Artigo | Ainda é possível sonhar

Conheça a construção da biblioteca na Pedreira Prado Lopes, em BH (MG), da rede de cursinhos Podemos+

17.jan.2022 às 18h06
Belo Horizonte (MG)
Camila Magalhães e Lorhana Lopes

"Queremos inaugurar a biblioteca da PPL ainda neste primeiro semestre de 2022" - Foto: Marcela Nicolas

A história da Pedreira Prado Lopes (PPL), em Belo Horizonte (MG), se assemelha a de muitas favelas do país e é marcada por elos de solidariedade entre as(os) moradoras(es) organizadas(os) pela luta por melhores condições de vida no território. É considerada, nessa perspectiva, uma das favelas pioneiras na aplicação das políticas de urbanização e habitação de interesse social em vilas e favelas da cidade, especificamente as conquistadas durante a década de 1990 e início dos anos 2000 via Orçamento Participativo.

No entanto, ainda são latentes as expressões da questão social na PPL, sobretudo os desafios habitacionais. Por sua proximidade com o Centro planejado de Belo Horizonte, o território da PPL abriga uma série de imóveis ociosos, parados pela especulação imobiliária e que poderiam ser utilizados para enfrentar o problema do déficit habitacional na cidade.

Em setembro de 2017, cerca de 70 famílias da PPL organizadas pelo Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Direitos (MTD) ocuparam um prédio que não cumpria sua função social, na rua Pedro Lessa, para garantir moradia popular e geração de renda para as famílias.

Atualmente, esse espaço dá vida ao Galpão Cultural da Ocupação Pátria Livre, onde existe também uma cozinha popular e a construção da Biblioteca Popular da Rede de Cursinhos Populares Podemos+. Por ser ainda um imóvel em disputa entre proprietário e moradoras(es), se tornam ainda mais relevantes as atividades que são desenvolvidas no local, uma vez que expressam a contribuição social, cultural e política junto ao território.

:: Receba notícias de Minas Gerais no seu Whatsapp. Clique aqui ::

A Podemos+ se nacionalizou em 2017, a partir de um processo de complexificação das demandas no trabalho dos cursinhos populares construídos pelo Levante Popular da Juventude. Seu objetivo prioritário naquele momento era o de orientar e dar coesão no trabalho dos cursinhos que já eram desenvolvidos pelo movimento em diversos estados do Brasil.

Por ser uma experiência vinculada à estratégia de um movimento popular, o trabalho com os cursinhos populares na Podemos+ está sempre atento às contradições da realidade. Dessa forma, se percebeu a necessidade de construção de ferramentas auxiliares para dar vazão às demandas da prática político-pedagógica de cada território. Uma das ferramentas, que tem ganhando centralidade nesse processo, é a Biblioteca Popular.

Em Belo Horizonte, a Biblioteca Popular da Podemos+ na PPL está sendo construída desde 2019. Sua equipe é composta pela Coordenação Político-Pedagógica do Cursinho Popular da Rede Podemos+, na PPL; por militantes do Levante Popular da Juventude e do MTD, além de profissionais voluntários das áreas de biblioteconomia, arquitetura e engenharia civil.

A Podemos+ parte da concepção freiriana de Biblioteca Popular que a entende para além de um depósito silencioso de livros, mas como um espaço para resgatar a memória e identidade das classes populares, contribuindo para sua compreensão como sujeitos criadores (e criativos). Nesse sentido, a Podemos+ defende a ideia da Biblioteca Popular como um centro cultural, um espaço dinâmico e provocador que se contrapõe à lógica tradicional das bibliotecas.

O projeto de Brasil imposto ao povo brasileiro pelo governo de extrema-direita de Bolsonaro é um projeto de miséria em todas as esferas da vida humana. Construir espaços como o da Biblioteca Popular, na atual conjuntura, é um imenso desafio.

Queremos inaugurar a biblioteca da PPL ainda neste primeiro semestre de 2022, combinado com um processo permanente de diálogo com o território e com as pessoas, que darão vida à Biblioteca Popular. Em breve, organizaremos campanhas de arrecadação de materiais de construção para a reforma do espaço, mobiliário e livros de literatura em bom estado. Entendemos assim, que esse esforço coletivo guarda elementos pertinentes para se pensar a atualidade da Educação Popular como caminho para a reconstrução do país.

“A desumanização que resulta da ‘ordem’ injusta não deveria ser uma razão de perda da esperança, mas, ao contrário, uma razão de desejar ainda mais, e de procurar sem descanso, restaurar a humanidade esmagada pela injustiça” (Paulo Freire) 

Camila Magalhães é militante do Levante Popular da Juventude e integrante da Coordenação Político-Pedagógica do Cursinho Popular Podemos+ PPL

Lorhana Lopes é militante do Levante Popular da Juventude e integrante da Equipe Nacional da Rede Podemos+

—

Este é um artigo de opinião e a visão do autor não necessariamente expressa a linha editorial do jornal

Editado por: Larissa Costa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Negligência

‘Tragédia anunciada’: MTST protesta contra ViaMobilidade por morte de passageiro no metrô em SP

PARTICIPAÇÃO

Eleições de membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais de São Leopoldo (RS) inicia nesta quinta em meio a divergências

ENTREVISTA

BA: ‘A lei no Brasil foi criada para favorecer alguns e aniquilar outros’, denuncia Cacique Babau

'Privatização mata'

‘Privatização mata’: presidente do Sindicato dos Metroviários de SP exige cancelamento de concessão após morte de passageiro

Vai entrar?

Venezuela e Rússia assinam acordos, ampliam relações e Putin reforça apoio à entrada dos venezuelanos no Brics

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

No Result
View All Result
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Radioagência
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.