Paraná

Pandemia

Risco de óbito por covid-19 é 22 vezes menor entre vacinados com dose de reforço, aponta estudo

Análise, divulgada nesta terça-feira (1º), é um recorte de 1º de dezembro de 2021 a 31 de janeiro deste ano

Curitiba (PR) |
Vacinação é responsável por cenário com menos internamentos e mortes, diz coordenadora da Vigilância da Epidemiológica da Sesa - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Um levantamento preliminar da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) faz uma relação direta entre o perfil dos óbitos e da maioria de internados pela covid-19 no Paraná com o esquema vacinal da população.

O potencial de mortes entre as pessoas de 12 a 59 anos que não tomaram nenhuma vacina é de 6,59 por 100 mil habitantes. O índice de mortalidade na mesma faixa etária cai para 0,29/100 mil em pessoas com o esquema completo e o reforço; 0,75 com o esquema completo sem reforço; e 0,96 para quem tomou apenas a primeira dose.

Isso quer dizer que a cada 100 mil pessoas, mais de seis morreram por não se vacinar e número inferior a um entre os vacinados, ou 22 vezes menor.

Já na faixa acima de 60 anos, considerada de risco para qualquer doença, a taxa de óbitos por 100 mil habitantes de não vacinados é de 216,32 nesse período. O indicador cai para 7,84 com o esquema vacinal completo com a dose de reforço, ou seja, 27,6 vezes menor.

A análise, divulgada nesta terça-feira (1º), é um recorte de 1º de dezembro de 2021 a 31 de janeiro deste ano. Nesse período, toda a população tinha à disposição ao menos duas doses e a terceira já tinha sido iniciada em faixas etárias acima dos 40 anos na maioria dos municípios.

Internamentos

Para os internamentos de pessoas entre 12 e 59 anos, conforme apuração inicial da Sesa no período analisado, a incidência é de 6,39/100 mil em não vacinados. Em relação aos vacinados com a dose de reforço (0,59), a diferença é 10,8 vezes maior.

O índice para o esquema vacinal completo (sem dose de reforço) do levantamento é de 1,58, e com o esquema incompleto, de 1,51.

Em pacientes idosos, os dados de internamentos apontaram 16 vezes mais casos entre os não vacinados, para um índice de 81,12/100 mil, em comparação a uma taxa de 5,05 de pessoas com esquema vacinal completo e também com a dose de reforço.

Nesse caso, o levantamento não inclui dados de hospitais privados e de hospitais de Curitiba, visto que a Capital possui sistema próprio de regulação.

"Temos que levar em consideração que é um levantamento inicial, uma base comparativa. É como chegamos a mais uma certeza que já tínhamos: a vacinação é a principal responsável pelo atual cenário da pandemia, com menos internamentos e mortes na comparação com a evolução dos casos", afirmou a coordenadora da Vigilância da Epidemiológica da Sesa, Acácia Nasr.

Edição: Lia Bianchini