NAZISMO NO BRASIL

Coletivo judaico aponta suposta saudação nazista de Adrilles Jorge na Jovem Pan; entenda o caso

Comentarista faz gesto de teor nazista com a mão em programa ao vivo

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Gesto feito por Adrilles Jorge é identificado como a saudação do Partido Nazista - Reprodução/YouTube

O coletivo Judeus Pela Democracia apontou uma suposta saudação nazista feita pelo comentarista Adrilles Jorge em programa do canal de televisão Jovem Pan News na noite de terça-feira (8).

O gesto foi exibido no encerramento de um debate sobre as declarações feitas pelo influenciador Monark, durante o Flow Podcast, em que ele defendeu a existência de um Partido Nazista no Brasil.

:: "Abominável e criminosa" apologia ao nazismo, diz Moraes (STF) sobre fala de Monark e Kataguiri ::

"Já vimos atrocidades serem ditas nesta TV e rádio, mas um "sieg heil" é absurdo demais, até para a Jovem Pan. Depois de um dia como ontem, após um deputado e um youtuber defenderem a existência do Partido nazista no Brasil, Adrilles fez uma SAUDAÇÃO NAZISTA na TV", escreveu o coletivo.

No Brasil, a lei federal 7.716, de 5 de janeiro de 1989, determina que é crime a "veiculação de símbolos, ornamentos, emblemas, distintivos ou propaganda relacionados ao nazismo". A Constituição Federal considera o ato criminoso "inafiançável e imprescritível".

:: Nazismo não é liberdade de expressão ::

Usuários do Twitter identificaram ainda um comentário feito pelo apresentador William Travassos após o encerramento do programa: "Surreal, Adrilles", teria dito o jornalista.

Em vídeo, a Jovem Pan divulgou posicionamento em que repudia o nazismo e a perseguição de qualquer grupo. A demissão ou o afastamento do comentarista não foram divulgados pela emissora no comunicado. Mais tarde, o próprio comentarista divulgou que foi demitido pelo canal.

"Nossos comentaristas têm independência para emitir opiniões respeitando os limites da lei, opiniões estas que não refletem posições do Grupo Jovem Pan", afirma um jornalista da emissora na peça. Assista ao vídeo:

Leia o posicionamento do Judeus Pela Democracia e assista ao vídeo:

O Caso Monark

O Flow Podcast demitiu, na tarde desta terça-feira (8), o youtuber Bruno Aiub, conhecido como Monark, depois que o apresentador defendeu a existência de um partido nazista no Brasil durante entrevista com os deputados federais Kim Kataguiri (Podemos-SP) e Tabata Amaral (PSB-SP), na noite de segunda (7).

Em comunicado publicado nas redes sociais, o Flow Podcast afirmou que "a decisão foi tomada em conformidade com o que determinam todos os preceitos de boas práticas, visão e missão do Estúdios Flow".

Na tarde de terça (8), o Brasil de Fato mostrou que dois patrocinadores, a Flash Benefícios e a Federação de Futebol do Rio de Janeiro, haviam rompido contratos com o Flow Podcast após as declarações.

:: Há uma onda neonazista no Brasil? Entenda o que dizem os números e especialistas no tema ::

Uma das afirmações de Monark apontadas como antissemita no programa foi: “Eu sou mais louco do que vocês. Eu acho que tinha que ter partido nazista reconhecido pela lei”.

Em reação, Tabata Amaral citou o Holocausto na Alemanha nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Kim Kataguiri chegou a dizer que a Alemanha estaria errada em criminalizar o nazismo. O período foi marcado pelo extermínio de mais de seis milhões de judeus.

Na tarde desta terça, Monark publicou um vídeo em sua conta no Twitter em que pede desculpas e diz que "estava bêbado". Ele ainda sugere a presença de líderes da comunidade judaica no programa.

O que é o nazismo?

O nazismo prega a destruição de todos os povos e indivíduos que possam "contaminar" a presumida pureza da raça ariana. Essa ideologia foi posta em prática por Adolf Hitler nas décadas de 1930 e 1940 como política de Estado na Alemanha e nos países invadidos pelo ditador.

De 1941 a 1945, seis milhões de judeus foram executados nos campos de extermínio nazistas. O genocídio do povo judeu ficou conhecido como Holocausto e é reconhecido como um dos episódios mais traumáticos da história da humanidade. Entre as vítimas dos nazistas estiveram judeus, negros, gays, pessoas com deficiência física ou mental, ciganos, comunistas e testemunhas de Jeová.

Edição: Vivian Virissimo