No início da tarde desta segunda-feira (28), a expressão #BolsonaroVagabundo entrou na lista das dez hashtags mais comentadas por brasileiros e brasileiras no Twitter. A reação foi provocada por imagens do presidente da República de folga no litoral paulista, causando aglomerações e dançando com um grupo de pessoas em um iate de luxo.
17/12 - 23/12 = férias Guarujá
— Desmentindo Bolsonaro (@desmentindobozo) February 28, 2022
27/12 - 03/01 = férias SC
26/02 - 02/03 = carnaval Guarujá
Em um período de 76 dias, o #BolsonaroVagabundo vai ter 21 dias de folga. Ou seja, 28% do tempo. Um gasto milionário bancado por todos nós. pic.twitter.com/DkRIrZtwSc
Ele foi muito criticado pelos posicionamentos e afirmações em relação ao conflito militar que atinge a Ucrânia e por informações desencontradas sobre a conversa que teria tido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.
No domingo (27), durante entrevista coletiva, Bolsonaro disse que o Brasil terá postura neutra para não “trazer as consequências do embate para o país". Ao ser perguntado se a decisão está relacionada à proximidade que tem como o presidente russo, Vladimir Putin, ele preferiu tecer comentários sobre as habilidades do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.
“Eu acho que o povo confiou nele para traçar o destino de uma nação. Confiou a um comediante o destino de uma nação. Ele deve ter equilíbrio, segundo a população ucraniana, para tratar desse assunto."
- Brasileiros não resgatados na Ucrânia
— Rafael Parente (@Rafael_Parente) February 28, 2022
- Média diária de quase 1.000 mortes de COVID novamente
- Dezenas de pessoas ainda soterradas em Petrópolis
E Bolsonaro pulando carnaval em lancha lotada no Guarujá.
Que mensagem ele passa para o povo com essa postura? pic.twitter.com/0DoV99ZvcT
O fato de Bolsonaro ter escolhido passar o carnaval de folga na praia, em meio à crise que envolve os dois países europeus e que mobiliza o mundo todo foi mal visto por internautas. No último dia 16, Bolsonaro se encontrou com Putin e disse que externou apoio a nações que buscam a paz. Na ocasião, o brasileiro negou que tenham tratado sobre a Ucrânia.
Também nesse domingo (27), no entanto, ele deu detalhes diferentes sobre o encontro, disse que Putin "falou alguma coisa sobre a Ucrânia", mas que ia manter os termos da conversa em segredo. Segundo Bolsonaro, o principal tema tratado foi a comercialização de fertilizantes entre Rússia e Brasil.
Edição: Rodrigo Durão Coelho
