Em meio à guerra

Folga do presidente revolta redes e tag #BolsonaroVagabundo entra na lista das mais mencionadas

Vídeo mostra Bolsonaro festejando em embarcação de luxo, enquanto Brasil patina ao se posicionar sobre crise na Ucrânia

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Trecho de vídeo publicado pelo próprio presidente mostra passeio na praia com pedidos de fotos e cumprimentos - Reprodução Facebook de Jair Bolsonaro

No início da tarde desta segunda-feira (28), a expressão #BolsonaroVagabundo entrou na lista das dez hashtags mais comentadas por brasileiros e brasileiras no Twitter. A reação foi provocada por imagens do presidente da República de folga no litoral paulista, causando aglomerações e dançando com um grupo de pessoas em um iate de luxo.

Ele foi muito criticado pelos posicionamentos e afirmações em relação ao conflito militar que atinge a Ucrânia e por informações desencontradas sobre a conversa que teria tido com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

No domingo (27), durante entrevista coletiva, Bolsonaro disse que o Brasil terá postura neutra para não “trazer as consequências do embate para o país". Ao ser perguntado se a decisão está relacionada à proximidade que tem como o presidente russo, Vladimir Putin, ele preferiu tecer comentários sobre as habilidades do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

“Eu acho que o povo confiou nele para traçar o destino de uma nação. Confiou a um comediante o destino de uma nação. Ele deve ter equilíbrio, segundo a população ucraniana, para tratar desse assunto."

 

O fato de Bolsonaro ter escolhido passar o carnaval de folga na praia, em meio à crise que envolve os dois países europeus e que mobiliza o mundo todo foi mal visto por internautas. No último dia 16, Bolsonaro se encontrou com Putin e disse que externou apoio a nações que buscam a paz. Na ocasião, o brasileiro negou que tenham tratado sobre a Ucrânia.

Também nesse domingo (27), no entanto, ele deu detalhes diferentes sobre o encontro, disse que Putin "falou alguma coisa sobre a Ucrânia", mas que ia manter os termos da conversa em segredo. Segundo Bolsonaro, o principal tema tratado foi a comercialização de fertilizantes entre Rússia e Brasil.

 

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho