ASSISTA

Bem Viver na TV mostra a resistência que brota no semiárido através das cisternas

Uma produção do Brasil de Fato dedicada a agroecologia, meio ambiente, alimentação saudável, saúde e cultura

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Criado no governo Lula, o Programa de Cisternas transformou a vida no semiárido, garantindo o acesso à água própria a mais de 5 milhões de brasileiros. - Pedro Stropasolas

No início do Abril Vermelho, mês que marca a luta pela terra, o Bem Viver na TV deste sábado (9) traz um Momento Agroecológico especial sobre a importância das cisternas no semiárido e o enfraquecimento das políticas públicas de segurança hídrica no Brasil. 

Veja mais: "Camponesas não produzem só a comida, mas produzem uma cultura", afirma Michela Calaça

O programa nasceu em abril de 2003, três meses após a posse do então presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), quando uma comissão da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), visitou Brasília e apresentou a proposta. O objetivo era a construção de uma política pública que tornasse possível a universalização do acesso à água no semiárido. 

A tecnologia, além de água para beber e para o uso diário, garantiu a geração de renda por meio da agricultura e pecuária familiar. 

:: Namastê Messerschmidt: "Fazer agrofloresta é uma necessidade" ::

Ivoneide Santos Silva, de Cumaru (PE), é um exemplo da transformação. Sua cisterna foi construída em 2011. E hoje, o sustento do lar vem da criação dos animais. "Eu tenho uma faixa de dez animais pequenos, entre bode e ovelha. Tem uma vaca e um bezerro. A vaca já está prenha. Tudo graças a Deus depois dessa cisterna", afirma.

Mas no governo de Jair Bolsonaro (PL), o alcance do programa diminuiu. No ano passado, segundo dados do Ministério da Cidadania, foram construídos somente 4,3 mil equipamentos em todo o semiárido. É o menor número desde a criação do programa. E representa uma queda de 98% em relação ao ano de 2014, quando foram concluídas 149 mil unidades. 

A estimativa da ASA é que só no estado de Pernambuco haja em torno de 40 mil famílias que não tenham a cisterna de água para consumo. Em todo o semiárido são 350 mil famílias. Confira a reportagem completa no Bem Viver na TV.

Confira: "A cura dessa Terra passa pela mão das mulheres", afirma Txai Suruí no Bem Viver na TV 

O programa é uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. A produção vai ao ar às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Veja a programação!

E tem mais...  

Falando em água, o médico da família Aristóteles Cardona alerta no Dica de Saúde sobre a importância da hidratação pra prevenir doenças e cuidar do bem estar.

O Mosaico Cultural mergulha no samba-rock, uma manifestação de arte e cultura típica da população negra paulistana. O programa ainda traz um trecho do bate-papo com uma das representantes de peso do ritmo no país, a cantora e compositora Paula Lima.

"Eu fico muito feliz de ter esse sangue totalmente negro, muito orgulhosa. Se nascesse de novo, eu gostaria de vir exatamente como eu sou, não sei se exatamente no Brasil, mas eu quero vir preta. E quero continuar cantando também e quero continuar com esse swing, esse balanço, que só a gente tem", afirma a artista.

Comida de Verdade

A chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, traz no Comida de Verdade uma receita deliciosa de refogado de banana da terra. Veja o passo a passo:

Ingredientes
3 bananas da terra cortadas em cubinhos
½ cebola picadinha
2 dentes de alho em lâminas
2 tomates em cubinhos
Talos de coentro e salsinha
Cebolinha laminada
Salsinha laminada
Pimenta de cheiro
Folhas de coentro
Pimenta ardida fresca ou seca
Azeite
Sal

Modo de preparo: 

Refogue cebola e talos de coentro (pode ser salsinha ou os dois) no azeite com uma pitada de sal. Junte alho em lâminas e sue também.

Junte tomate cortado em cubinhos, refogue. Junte a banana da terra em cubinhos, misture bem, junte água (1xic.), deixe ferver, abaixe o fogo e tampe a panela. 

Cozinhe por cinco minutos ou até a banana ficar cozida.

Ajuste o sal, junte raspas de limão e deixe cozinhar mais um minuto. Finalize com bastante pimenta e cheiro verde, que pode ser com coentro ou com salsinha.

Vai bem com tudo, qualquer carne. Mas ficou uma tetéia mesmo foi com arroz e feijão e uma saladinha. 

Confira outras dicas para preparar o prato no Bem Viver na TV.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

 

Edição: Raquel Setz