FIQUE ATENTO

Prazo para pedir isenção de taxa do Enem acaba nesta sexta-feira; veja como solicitar

Período é o mesmo para quem vai justificar a ausência na edição de 2021; medida é necessária para pedir isenção em 2022

Brasil de Fato | Cataguases (MG) |

Ouça o áudio:

Enem - Marcello Casal Jr / Agência Brasil

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 e justificar ausência na edição de 2021 encerra no final dessa semana, na esta sexta-feira (15), às 23h59. O procedimento deve ser realizado através da internet, na Página do Participante.

A justificativa de ausência é para o participante que conseguiu a isenção da taxa de inscrição no Enem 2021, mas faltou aos dois dias de aplicação e deseja pedir isenção na edição de 2022. 

É importante destacar que a isenção da taxa não garante a participação no exame. Os interessados em realizar o Enem 2022, isentos ou não, devem se inscreverr na na Página do Participante.

Quem tem direito de solicitar a isenção?

  • Alunos que estão na última série do ensino médio em escolas públicas;
  • Estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou sejam bolsistas integrais em escolas privadas. Neste caso, os candidatos precisam ter renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio (R$ 1.818) por pessoa;
  • Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Quais documentos devo apresentar?

  • Identidade do participante e dos demais membros que compõem o núcleo familiar;
  • Cópia do cartão com o NIS válido, no qual está a inscrição no CadÚnico;
  • Declaração que comprove a realização de todo o ensino médio em escola pública ou histórico escolar do ensino médio, com assinatura e carimbo da escola;
  • No caso de participante bolsista, acrescentar a declaração da escola que comprove a condição de bolsista integral em todo o ensino médio.

O resultado da solicitação de isenção e da justificativa de ausência será divulgado em 22 de abril. O candidato que não tiver o pedido aceito pelo Inep ainda poderá solicitar o recurso de 25 a 29 de abril. O valor da taxa de inscrição é de R$ 85.

Como uso as notas do Enem?

As notas do Enem podem ser usadas para ingressar no ensino superior, em universidades públicas e privadas, e para participar de programas federais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Saiba mais  aqui

::: Fez o Enem 2021? Consulte o resultado e saiba como utilizar sua nota

 

Edição: Rodrigo Durão Coelho