Rio de Janeiro

Nova UPP

Jovens avaliam impactos do projeto Cidade Integrada no Jacarezinho (RJ): "Cenário é de medo"

Debate sobre militarização das favelas no cotidiano da juventude é o tema do Papo na Laje que vai ao ar nesta quinta

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Bianca Peçanha e Jéssica Lene atuam em projetos sociais voltados para a juventude negra e periférica nas favelas do Jacarezinho e de Manguinhos - Stefano Figalo/Papo na Laje

No programa Papo na Laje desta quinta-feira (14), duas jovens que atuam em projetos sociais e moram nas favelas do Jacarezinho e de Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro, falam sobre os impactos da militarização no cotidiano dos locais em que vivem.

Leia mais: 

Uma das convidadas é Bianca Peçanha, integrante Núcleo Independente e Comunitário de Aprendizagem (Nica) no Jacarezinho. Como moradora da comunidade, ela observa a mudança de cenário com a chegada do projeto de ocupação "Cidade Integrada".

"O contraponto do que foi o Jacarezinho e o que é agora, é muito triste e cruel. Aquela favela pulsante que eu via se movimentando pra ir para o baile. A galera sendo feliz e vivendo o território, ao mesmo tempo querendo estudar e entrar no pré-vestibular. Hoje o cenário é de medo e insegurança, de espaço sitiado mesmo", relata a jovem de 22 anos. 

Segundo o governador Cláudio Castro (PL), o programa iniciado há três meses é uma reformulação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e tem como objetivo "retomar territórios sob influência do tráfico e da milícia". O Brasil de Fato solicitou ao governo do estado um balanço do que vem sendo feito pelo programa na favela do Jacarezinho, mas ainda não obteve retorno.

Chacina do Jacarezinho

Para a estudante Jéssica Lene, idealizadora do projeto de literatura negra Quilombo Moderno em Manguinhos, a chacina do Jacarezinho reafirmou a importância de mídias comunitárias e defensores de direitos humanos nas favelas.

"As fotos que chegavam para gente eram de massacre, não de operação. A mídia tem mania de colocar a favela como território violento, quando a gente diz que são violentados partimos de outro pressuposto. De que a violência não parte da gente e sim de quem está de fora", disse Jéssica.

A pesquisadora Bianca Peçanha analisa ainda que o projeto "Cidade Integrada" é um desdobramento da chacina que resultou em 28 mortos no Jacarezinho.  A operação policial ficou conhecida como a mais letal da história do Rio de Janeiro. 

"São jovens negros que antes de chegarem até nós através dos projetos de cultura, pré-vestibular, cine clube, o Estado tira. Essa chacina não termina enquanto não tem justiça, mas institucionalmente ele termina com a implementação da Cidade Integrada, que chega pra finalizar um processo de ocupação militar dentro do Jacarezinho como uma demonstração de força, poder bélico e controle", completa Bianca.

O programa de TV Papo na Laje reúne jovens de periferias e favelas do Rio de Janeiro para debater assuntos relevantes do dia a dia da sociedade e da classe trabalhadora. Nele, a apresentadora Dani Câmara recebe convidados que realizam trabalhos sociais em regiões vulneráveis. O encontro acontece em diferentes lajes das periferias e favelas cariocas.

Todas as quintas-feiras um programa inédito do programa vai ao ar no YouTube e na TV Comunitária do Rio de Janeiro, com transmissão no canal 6 da NET. 

Assista o episódio desta quinta (14) no YouTube, às 18h:

 

Edição: Mariana Pitasse