Dia da Terra

Programa Bem Viver destaca alternativas e esforços para enfrentamento à crise climática 

Iniciativas passam por experiências de pequenos agricultores e pacto latino-americano pelo meio ambiente 

São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta aumento de estiagens, das temperaturas e até desaparecimento de rios no Nordeste devido ao aquecimento global - Fernando Frazão/ Agência Brasil

Na data em que se celebra o Dia da Terra, neste 22 de abril, o programa Bem Viver traz como destaque experiências de pequenos agricultores para enfrentamento à crise climática. A região Nordeste do Brasil está entre as áreas propícias ao amento de estiagens, das temperaturas e até para o desaparecimento de rios apontadas pelo relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Enquanto isso, no Chile, representantes de países da América Latina discutem estratégias conjuntas para a defesa do meio ambiente e de ativistas. Os debates, que começaram na quarta-feira (20), acontecem até esta sexta no âmbito da primeira Conferência das Partes (COP 1) do chamado Acordo de Escazú. 

O pacto busca garantir a aplicação "plena e efetiva" dos direitos de acesso à informação ambiental, participação pública e justiça, além do direito de viver em um ambiente saudável. A América Latina é a região mais perigosa para ativistas ambientais no mundo. Em 2021, 227 pessoas foram assassinadas, segundo levantamento da ONG Global Witness. O Brasil ficou em 4º lugar com 20 ecologistas mortos.

Saúde

Nesta edição, o Bem Viver faz um alerta para o consumo de remédios para emagrecimento, que podem resultar em graves danos à saúde e até mesmo levar à morte.

O programa também destaca a situação crítica dos estoques de sangue pelo país. Diante da situação, hemocentros ampliam horário de atendimento e fazem apelo por doação. 

Cultura

Na entrevista do dia, um bate-papo com a pesquisadora e gastróloga Maria Conceição Oliveira. Na conversa com a repórter Gabriela Amorim ela fala sobre cozinha ancestral e as ameaças da indústria alimentícia à saúde coletiva, à memória e à cultura dos povos. 

O Mosaico Cultural apresenta o Ramadã, mês sagrado do islamismo. Para os mulçumanos, é o momento em que se afloram a solidariedade e a fé. É também um período de jejum, realizado para aprimoramento espiritual. Neste ano, pelo calendário gregoriano, o Ramadã segue até o dia 1º de maio. 

 


Confira como ouvir e acompanhar o Programa Bem Viver / Brasil de Fato

Sintonize

O programa Radinho BdF vai ao ar às quartas-feiras, das 9h às 9h30, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. A edição também é transmitida na Rádio Brasil de Fato, às 9h, que pode ser ouvida no site do BdF.

Em diferentes dias e horários, o programa também é transmitido na Rádio Camponesa, em Itapeva (SP), e na Rádio Terra HD 95,3 FM.

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o Radinho BdF de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Geisa Marques