Violência de Gênero

Professora denuncia transfobia em banheiro em shopping de Porto Alegre

Helena Meireles é mulher trans e relatou ter sido abordada por segurança já dentro do banheiro feminino do local

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Professora Helena Meireles registrou B.O após ser abordada por segurança de shopping, dentro do banheiro - Reprodução

A professora Helena Meireles Soares, uma mulher trans, denunciou ter sido vítima de transfobia ao acessar o banheiro feminino do Shopping João Pessoa, em Porto Alegre (RS).

Conforme relatou em Boletim de Ocorrência registrado na Polícia Civil, no dia 1° de maio ela usou um banheiro do centro comercial. Já dentro da cabine, com a porta fechada, foi abordada por seguranças, que bateram na porta exigindo que saísse.

“Fui pagar uma conta no Shopping e a vida me jogou nessa situação. Dessa vez, diferente de outras violências do cotidiano e de outros silenciamentos, vamos fazer Boletim de Ocorrência”, afirmou Helena em vídeo no seu Instagram.

Segundo a professora, o segurança do local teria gritado que ali “não era banheiro de homens” e batido na porta.

Pessoas trans têm que dar conta de situações que colocam nossa vida em risco. Para pessoas dentro da norma, essas situações passam despercebidas. Como nesse caso, de entrar em um banheiro e de repente entrar um homem gritando e batendo na porta”, afirmou.

O que diz a administração do Shopping João Pessoa

Procurada pela reportagem, a administração do Shopping João Pessoa disse, por meio de nota, que "não apoia nenhuma situação de preconceito, constrangimento e/ou falta de respeito a quaisquer tipo de diversidade ou condição dos seus visitantes e colaboradores".

Ainda, afirmou que a ação do segurança aconteceu após uma cliente dirigir-se a funcionários do shopping afirmando que havia uma "presença masculina no banheiro feminino". Diante desta suposta denúncia é que o segurança teria agido. Ainda de acordo com a administração, ele não sabia quem estava dentro do banheiro (confira a íntegra da nota ao final do texto). 

STF já decidiu sobre o uso de banheiros por população trans

A advogada Tábata Silveira informou ao Brasil de Fato RS que está acompanhando Helena no caso, e a polícia solicitou os vídeos gravados pela professora e está aguardando retorno sobre o acesso aos vídeos das câmeras de segurança do shopping.

Conforme explicou a advogada, o principal precedente no qual se ampara a comunidade trans quando o assunto é a utilização de banheiros, é a decisão do Recurso Extraordinário 845.779, do STF.

O recurso tratou de um pedido de indenização por situação semelhante à vivida por Helena: uma mulher trans foi constrangida e impedida de usar o banheiro feminino de um shopping. Ela solicitou danos morais pela ofensa. Na decisão sobre o Recurso, o ministro Luís Roberto Barroso reconheceu a razão da vítima e o caráter constitucional da demanda.

Apesar da violência sofrida, Helena recebeu manifestações de apoio

“Estou muito cansada, é uma sequência de violências”, afirmou Helena em seu Instagram, onde relata toda sua trajetória de luta para se afirmar com sua identidade fora da heteronormatividade.

:: Conheça a história da professora Helena Meireles, em entrevista concedida para o BdF RS ::

Em nota, a Frente Negra Gaúcha afirmou que não irá tolerar nenhum ato discriminatório, seja referente a raça, religião, orientação sexual ou qualquer outro que atente conta a dignidade humana. Da mesma forma, o coletivo Atinúké afirmou que o fato foi criminoso e covarde, e que demonstra a violência cotidiana à qual estão submetidas as mulheres trans, em especial as negras.

Também se manifestou a Sociedade Beneficiente Recreativa Imperadores do Samba, agremiação de samba na qual Helena é Rainha da Diversidade. A Imperadores afirmou que considera inaceitável que as transidentidades permaneçam marcadas por violências.

Na última segunda-feira (2), durante a sessão plenária que discutiu a votação sobre a proibição da utilização da linguagem neutra nas escolas de Porto Alegre, a vereadora Daiana Santos se manifestou sobre o tema da proposta, relacionando o caso com a violência sofrida por Helena e afirmando que partem dos representantes políticos as atitudes que estimulam violências como esta.

"A professora Helena sofreu um ataque, dentro do banheiro do Shopping João Pessoa, por conta de um comportamento político. Na hora da arrecadar votos dessa população, se abraçam na bandeira e dizem que somos todos iguais", afirmou a vereadora.

Segundo o Dossiê Assassinatos e violências contra pessoas Trans em 2021, elaborado pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), e lançado em 2022, o Brasil segue sendo o país mais perigoso para pessoas Trans no mundo, responsável por 33% das mortes em escala global. Entre outubro de 2020 e setembro de 2021, o país contabilizou 125 mortes de travestis, homens e mulheres Trans por conta da sua identidade de gênero.

Posicionamento oficial da administração do Shopping João Pessoa

Shopping João Pessoa esclarece sobre relato de cliente

Primeiramente, a administração do Shopping Center João Pessoa ressalta que não apoia nenhuma situação de preconceito, constrangimento e/ou falta de respeito a quaisquer tipo de diversidade ou condição dos seus visitantes e colaboradores. O shopping é pautado pela sua essência de união, acolhimento e senso de comunidade, onde cada um pode encontrar o seu espaço seguro e se sentir confortável para ser quem é de verdade.

Ser um espaço coletivo, saudável, inclusivo e diverso é um compromisso que o Shopping João Pessoa não abre mão de ter em sua missão diária. Desta forma, pode continuar colaborando para fortalecer a sociedade em que acredita que todos devem viver: com o respeito acima de tudo.

Com relação ao acontecimento exposto por Helena Soares Meireles, a qual relatou ter sido advertida ao frequentar o banheiro feminino do Shopping João Pessoa no último final de semana, é importante esclarecer o ocorrido: uma cliente, ao deixar o banheiro feminino, dirigiu-se à pessoa do serviço de higienização dizendo da presença masculina no banheiro feminino. Diante da informação recebida, o segurança do shopping, acreditando que a pessoa pudesse ter se equivocado de banheiro, dirigiu-se ao local, sem adentrar no mesmo, e, da porta, informou que o banheiro masculino ficava no outro piso. O profissional não viu pessoalmente quem estava no banheiro quando fez o aviso.

Ainda assim, a coordenação da equipe de segurança ressaltou entre seus funcionários os valores do Shopping João Pessoa, nestes seus mais de 50 anos de história. Trata-se de um empreendimento que abraça a comunidade de Porto Alegre e toda a sua diversidade nas mais variadas diferenças.

É assim que o shopping construiu o seu lugar no coração da cidade até hoje e é dessa forma que pretende continuar.

Fonte: BdF Rio Grande do Sul

Edição: Katia Marko