são paulo

Padre Júlio e João Gordo fazem campanha para dar cobertores para pessoas em situação de rua

Frio deve ser mais intenso a partir desta quarta; capital paulista tem mais de 30 mil pessoas sem casa

São Paulo (SP) |
Ao lado de João Gordo, Padre Júlio organiza campanha para arrecadar doações para pessoas em situação de rua - Reprodução/Twitter

Uma campanha organizada pelo músico e apresentador João Gordo e pelo padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo, está arrecadando doações para compra de cobertores para a população em situação de rua da capital paulista. A “vaquinha” foi lançada nesta terça-feira (17), véspera do dia que pode ser o mais frio do ano na cidade, com temperaturas baixando a até 6°C, as menores em 32 anos para maio.

Com grande mobilização nas redes sociais, a campanha arrecadou mais de R$ 98 mil até as 16h do dia do lançamento, com doações de cerca de 970 pessoas. A meta inicial era arrecadar R$ 100 mil. A iniciativa tem apoio do Instituto Conhecimento Liberta.

Além das doações em dinheiro, a campanha também está arrecadando doações de itens como cobertores e roupas de frio (leia no fim do texto como ajudar). "Cobertores podem ser novos, usados. Touca, cachecol, moletom, calça de moletom, meias... Meias são muito importantes", destacou ao Brasil de Fato João Gordo, que desde o início de 2021 tem um projeto de doação de marmitas veganas para pessoas em situação de rua. 

Sem vagas suficientes

Segundo dados oficiais, o número de pessoas em situação de rua na maior cidade do país subiu muito durante a pandemia, passando de 24 mil em 2019 para quase 32 mil em 2021. Entidades que atendem essas pessoas, como a própria Pastoral do Povo de Rua, dizem que os dados não correspondem à realidade e o número é bem maior.

Para piorar, o ressurgimento da inflação dificulta a vida de entidades, com um aumento significativo dos custos para a preparação de refeições. Além disso, a quantidade de doações vem diminuindo, justamente quando aumenta a procura. 

A prefeitura de São Paulo anunciou 2 mil novas vagas em abrigos para os dias mais frios, totalizando cerca de 17 mil. Ou seja: o número é insuficiente para atender todas as pessoas que estão em situação de rua. Diante do cenário, a arquidiocese de São Paulo montou um alojamento para receber algumas dessas pessoas na Casa de Oração do Povo de Rua, no bairro da Luz.

 

As doações podem ser entregues na Rua Taquari 1.100 (Mooca) ou na Rua Djalma Dutra, 3 (Luz). Para doações em dinheiro, basta acessar o site da “vaquinha” e realizar a contribuição no valor desejado.

Edição: Rodrigo Durão Coelho