ASSISTA

Bem Viver na TV: "Todos devemos ser abolicionistas", afirma Dira Paes sobre o filme "Pureza"

A obra protagonizada pela atriz estreou nos cinemas e está nesta edição do Bem Viver na TV

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Dira Paes interpreta a história da mulher que mudou os rumos do combate ao trabalho escravo no Brasil no filme Pureza e fala sobre a importância do combate ao trabalho escravo no Bem Viver na TV - Divulgação

Nesta semana estreou nos cinemas o filme "Pureza", do cineasta Renato Barbieri, baseado na história da mulher que mudou os rumos do combate ao trabalho escravo no Brasil. O Mosaico Cultural desta edição do Bem Viver na TV, produzido pelo Brasil de Fato, traz uma reportagem dedicada à obra.

Veja também: Bem Viver na TV destaca a luta por Reforma Agrária Popular; assista

Nela, a atriz Dira Paes interpreta Pureza Lopes Loiola, maranhense de Bacabal que parte de de sua cidade, em 1993, à procura do filho Abel. O jovem, que havia deixado a casa para trabalhar no garimpo, nunca mais havia enviado notícias. Ele foi aliciado para trabalhar em uma fazenda da região e virou mais uma dentre tantas vítimas do trabalho escravo contemporâneo.

"Pureza" conta a busca da mãe por seu filho, em uma saga na qual ela precisou provar a existência do trabalho escravo, desafiando autoridades e poderosos fazendeiros da região norte do Brasil.

"É um tema que fala sobre a trajetória de uma abolicionista, um nome que parece que ficou no passado e que a gente precisa resgatar, porque o filme mostra a necessidade de que nós todos devemos ser abolicionistas", afirma Dira sobre a importância do combate ao trabalho escravo no Brasil. 

Veja mais: "Camponesas não produzem só a comida, mas produzem uma cultura", afirma Michela Calaça

Ainda sobre o tema, o programa conta com a entrevista da coordenadora do projeto "Escravo, Nem Pensar!", da Repórter Brasil. Natália Suzuki traz um panorama do trabalho escravo contemporâneo no país.

De 1995 até o final de 2021, mais de 57 mil pessoas foram resgatadas da situação análogas à escravidão no Brasil. Só no ano passado foram 1.937 pessoas resgatadas, de acordo com o Ministério Público do Trabalho.

"Crise socioeconômica, população socioeconomicamente vulnerável e trabalho escravo têm aí uma relação muito direta. E aí essas pessoas expostas a essa necessidade de sobrevivência, também estão expostas à situações de aliciamento e recrutamento para trabalhos que vão colocá-las em situação de exploração", analisa Natália. 

Saiba mais: Bem Viver na TV: Campanha Cuidar é Resistir mostra a força das comunidades tradicionais

O programa é uma produção do Brasil de Fato, exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo. A produção vai ao ar sábado às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

E tem mais...

"Loucura não se prende!" Na semana da luta antimanicomial, o Momento Agroecológico mostra que o cuidado com a terra tem feito muito bem a pacientes da saúde mental.

O CAPS 1 Três Pontas, no sul de Minas Gerais, criou uma horta e um jardim para os usuários, com plantação de morango, uva e outras frutas como forma de interação e tratamento da unidade. Entretanto, especialistas denunciam a volta da "indústria da loucura", com o retorno de hospitais psiquiátricos e clínicas de internação compulsória, nas quais o governo de Jair Bolsonaro tem investido.

Também tem dica de como proteger a saúde durante as variações de temperatura do outono

Comida de Verdade 

E uma receita cheia afeto com a chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, que ensina a fazer o cuscuz paulista no Comida de Verdade.

"Nosso cuscuz é uma adaptação com ingredientes locais do cuscuz africano. Lá fazem com a semolina de trigo, aqui a gente faz com farinha de milho. Lá é feito em uma cuscuzeira de cerâmica, muito bonita, Aqui fazemos em uma cuscuzeira de metal que é um tipo de panela de vapor, a água vai embaixo e a massa da farinha em cima, onde cozinha no vapor que sobe", explica Letícia.

É possível acrescentar ingredientes nessa massa cozida no vapor. Era comum usarem carne de porco ou de galinha, ou ainda o charque e vegetais para cozinhar com a massa de milho no vapor.  Confira o passo a passo da receita: 

Cuscuz paulista de sardinha feito na panela
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora

Ingredientes
2 latas de sardinha
500g de farinha de milho em flocos
1 lata de tomate pelado
6 tomates maduros (2 em rodelas pra enfeitar e o restante em cubinhos
1 cebola em cubinhos
3 dentes de alho picadinhos
1 abobrinha laminada fino
1 vidro de palmito cortado em rodelas
2 xícaras de ervilhas congeladas
2 ovos cozidos ponto de gema dura e partidos ao meio
3 colheres de talos de salsinha laminados
½ xícara de salsinha picadinha
½ xícara de cebolinha verde
Pimenta picadinha a gosto
Azeitonas verdes pra enfeitar
Azeite sal e pimenta do reino

Modo de preparo:
Começa por uma dica que é minha mesmo e que faço por conta, que é triturar a farinha de milho em flocos no liquidificador para ela ficar fininha e facilitar o cozimento. Tem quem faça com ela em flocos, eu acho mais fácil assim.

Monte a assadeira onde vai o cuscuz, que em geral a gente usa a de buraco, mas pode ser uma sem buraco. Você unta a assadeira com azeite e vai fazendo desenhos com os vegetais e uma parte das sardinhas: os ovos partidos, rodelas de tomate e de abobrinha, palmito, ervilha, azeitona, faz ficar bem bonita, tipo uma marchetaria de vegetais.

Em uma panela refogue cebola, talos de salsinha e alho em azeite com uma pitada de sal. Junte o tomate cortado em cubinhos e refogue também. Junte o tomate pelado, refogue, junte água e deixa tudo ferver, soltar gosto e sabor.

Junte o que sobrou de sardinha, de palmito picadinho, ervilhas, abobrinha laminada etc... ajuste o sal.

Hora da farinha: coloque a farinha batida aos poucos e mexendo sempre até ficar um pirão grosso, mais pra seco. Experimente outra vez o sal e finalize tudo com salsinha, cebolinha e a pimenta.

Passe essa massa pra assadeira montada bonita e vá apertando de leve para não ficar buracos no meio, cubra com pano de prato e deixa esfriar antes de desenformar.

Confira outras dicas no programa!

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas: Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Raquel Setz