Ouça e Assista

Tempero: Lula tenta apaziguar disputa por vaga progressista ao Senado no Rio de Janeiro

Programa com o jornalista Rodrigo Vianna traz comentários sobre os principais acontecimentos políticos desta semana

Rodrigo Vianna é jornalista desde 1990. Durante sua trajetória, já passou pela Folha de S. Paulo, TV Cultura, Globo e Record - Vanessa Nicolav

A busca por unidade no Rio de Janeiro para as eleições deste ano ainda é uma tarefa complicada para o ex-presidente Lula (PT). Na disputa para saber quem será o candidato progressista ao Senado, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, André Ceciliano (PT), parece ter saído à frente.

Nas redes sociais, Ceciliano tirou fotos com Lula e Geraldo Alckmin (PSB), o vice na chapa do petista. Por outro lado, o deputado federal Alessandro Molon (PSB), ainda tenta garantir o seu espaço na disputa. 

Este é um dos destaques do Tempero da Notícia desta semana, programa produzido pelo Brasil de Fato, com apresentação do jornalista Rodrigo Vianna. 

Molon aparece em segundo lugar na pesquisa eleitoral mais recente, divulgada pelo instituto Real Time Big Data, com 14% das intenções de voto. Em primeiro, está o senador Romário (PL), que tem 19%. Ceciliano está com 4%, segundo a pesquisa.

Assista ao Tempero da Notícia:

Segurança

Em visita ao Rio de Janeiro nesta quinta-feira (7), Lula participou de um ato na Cinelândia. O ex-presidente fez um discurso vigoroso, ao lado de Marcelo Freixo (PSB), candidato ao governo do Rio de Janeiro e do pré-candidato ao Senado, André Ceciliano.

::Em grande ato no RJ, Lula ratifica apoio a Freixo e fala sobre o combate à fome no Brasil::

Por precaução, foram instalados detectores de metais na entrada do evento. Mesmo assim, uma bomba com dejetos foi lançada em direção a banheiros químicos do ato. Ninguém se feriu, mas o suspeito do atentado foi preso.

Um dia antes, também no Rio de Janeiro, Lula se encontrou com músicos e ativistas do setor cultural. No evento, voltou a repetir que, se eleito, recriará o ministério da Cultura, desmantelado durante a gestão de Jair Bolsonaro. 

Mundo

No Parlamento Europeu, deputados aprovaram por 362 votos a favor e 16 contrários (além de 200 abstenções) uma moção de repúdio ao presidente Jair Bolsonaro. Eles denunciam a retórica bolsonarista de ataque a ativistas e indígenas e pedem investigação "exaustiva e independente" sobre o assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips. 

::Em meio a ataques de Bolsonaro, TSE convida União Europeia para observar eleições::

Já nos Estados Unidos, um grupo de legisladores tenta aprovar uma emenda da Lei de Autorização de Defesa Nacional, que determina o ano fiscal de 2023. A medida pede o fim da ajuda militar ao Brasil, caso as Forças Armadas do país interfiram nas eleições.

Em diversos momentos, membros militares do governo de Jair Bolsonaro fizeram ameaças a validade do pleito, por uma suposta violabilidade das urnas eletrônicas.

Panela de Pressão

Na Panela de Pressão desta semana, o ex-primeiro ministro do Reino Unido, Boris Johnson que, por conta de seguidos escândalos durante sua gestão, foi obrigado a pedir afastamento do cargo

::A carreira de controvérsias de Boris Johnson::

No último deles, Johnson participou de uma festa do alto escalão do Reino Unido, que terminou com acusações de assédio sexual por parte do vice-presidente da bancada do Partido Conservador, Chris Pincher.

Pincher renunciou ao cargo, mas logo vieram a público informações sobre outro assédio cometido pelo conservador, em 2017. Johnson teria ignorado essa informação ao mantê-lo no cargo. A pressão no Reino Unido após as denúncias, forçaram sua renuncia.

Onde assistir

O Tempero da Notícia vai ao ar todas as sextas-feiras, às 20h, no canal do Brasil de Fato YouTube e na TVT, canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC.

Moradores do estado de São Paulo podem acompanhar o programa pela Rádio Brasil Atual (98,9 FM na Capital Paulista e 93,3 FM na Baixada Santista), nos mesmos horários. 

As edições também estão disponíveis nas plataformas de podcasts e podem ser escutadas no DeezerSpotifyGoogle PodcastsItunes e Pocket Casts.

Edição: José Eduardo Bernardes