ASSISTA

Plantios solidários: programa Bem Viver na TV destaca iniciativa de solidariedade do MST

Uma produção do Brasil de Fato dedicada a agroecologia, meio ambiente, alimentação saudável, saúde e cultura

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Ação integra a campanha nacional de solidariedade do MST - Foto: Jade Azevedo

Na edição deste  sábado (16) o Bem Viver na TV, uma produção do Brasil de Fato, conta sobre a iniciativa Plantios Solidários, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de Minas Gerais. A iniciativa tem levado alimentação saudável para quem mais precisa.

Veja mais: Bem Viver na TV: Festa da Colheita celebra agricultura familiar no Nordeste

Continua após publicidade

A ação é realizada por meio de mutirões voluntários, desempenhados pelas famílias vinculadas ao MST junto à população dos municípios próximos aos assentamentos. Plantio de sementes, controle de pragas e animais indesejados, e preparação de canteiros são algumas atividades realizadas até o momento da colheita. 

Você confere tudo no Bem Viver na TV, uma produção do Brasil de Fato exibida na Rede TVT, que abrange a Grande São Paulo e vai ao ar sábado às 13h30, com reprise no domingo às 6h30 e na terça-feira às 20h. Além disso, tem exibição na TVCom Maceió, na TV Floripa, na TVU Recife, na TVE Bahia e nas plataformas online da TV RSul. Confira a programação!

:: "As hortas trarão um novo olhar sobre alimentação e saúde para favela", diz morador da Rocinha ::

O poder da canoa. No Mosaico Cultural você confere como este transporte fluvial é um símbolo de identidade e resistência para comunidades caiçaras, no litoral Sudeste do Brasil. O filme "Canoa: Caminhos de terra e mar" conta essa história.

Em todo o país, pescadores artesanais lutam pelo direito a subsistência, território e preservação dos conhecimentos tradicionais e agora tem uma plataforma para fortalecer a prática. No quadro de Entrevista, Clarindo Pereira dos Santos fala mais sobre o Observatório da Pesca Artesanal.

O Momento Agroecológico mostra a importância da conquista do território pelas quebradeiras de coco de babaçu, no Piauí. 

Veja também: Bem Viver na TV: Quilombo Ilha de Mercês expande agroecologia no Complexo de Suape (PE) 

Já na Dica de Saúde, saiba como fortalecer o seu sistema imunológico diante das variações de temperatura do Sul ao Norte do país.

Comida de Verdade

Comida de Verdade com a chef Letícia Massula, do Blog Cozinha da Matilde, inicia uma série sobre reaproveitamento total de alimentos, e ensina a receita de caldo de ossos e manteiga de tutano. Confira o passo a passo.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 30 minutos

Ingredientes:
Ossos da perna com tutano no meio
Outros ossos como os da costela
1 cebola
3 dentes de alho
Talos de salsinha
Pimenta do reino
louro

Modo de preparo

Manteiga de tutano:

Comece pela manteiga de tutano: com uma faça retire o tutano do meio dos ossos e passe para uma panela. Amasse bem o tutano como garfo pra facilitar de derreter. 

Aqueça até derreter, enquanto aquece retire com uma escumadeira a espuma que vai se formar na superfície, deixando assim apenas a gordura, sem impurezas.

Coe essa gordura em uma peneira com um pano ou filtro de papel pra garantir que fique bem transparente, sem pedacinhos boiando nela.

Passe para potinhos e guarde na geladeira, ela vai endurecer e ficar como uma manteiga que você pode usar em tudo, até em doces e é claro comer com pão, se for uma torrada quentinha, melhor ainda. Mas principalmente use pra enriquecer sopas, refogar arroz, feijão, ovos, vegetais, carnes. É gostoso e é saudável.

Você também pode temperar a manteiga de tutano com ervas e especiarias pra dar uma incrementada pra comer com pão!

Caldo de ossos:
Asse os ossos no forno até dourarem ou assem dentro de uma panela grossa tampada na boca do fogo pra gastar menos gás que está absurdamente caro.

Quando os ossos dourarem, passe pra uma panela de pressão e cubra de agua até passar pelo menos um palmo.

Junte a cebola partida em quatro. Os dentes de alho inteiros amassados com a faca. Louro, pimenta do reino, talos de salsinha. Cozinhe na pressão por 15 minutos, deixe esfriar com a panela tampada, abra, recolha o óleo da superfície com uma concha pra ficar bem desengordurado.

Coe passando por uma peneira e tecido até ficar só o caldo. Congele em potinhos.

Esse caldo pode ser usado pra fazer arroz, feijão, sopa, refogadinhos de vegetais, colocar no molho do macarrão. Enfim, é um caldo cheio de sabor e com nutrientes e se usar ele junto coma manteiga de tutano melhor ainda.

Onde assistir 

Nas redes sociais do Brasil de Fato (Facebook e YouTube); na TVT, no canal 44.1 – sinal digital HD aberto na Grande São Paulo e canal 512 NET HD-ABC; na TVCom Maceió, no canal 12 da NET; na TV Floripa, também no canal 12 da NET; na TVU (Universitária) Recife no canal 40 UHF digital e na TVE Bahia, no canal 30 (7.1 no aparelho) do sinal digital. 

Quando

Na TVT: sábado às 13h30; com reprise domingo às 6h30 e terça-feira às 20h. 

Na TVCom: sábados às 10h30, com reprise domingo às 10h. 

Na TVU Recife: sábados às 12h30, com reprise terça-feira às 21h. 

Na TVE Bahia: sábado às 12h30, com reprise quinta-feira às 7h30. 

Sintonize 

No rádio, o programa Bem Viver vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM na Grande São Paulo e 93,3 FM na Baixada Santista. 

O programa também é transmitido pela Rádio Brasil de Fato, das 11h às 12h, de segunda a sexta-feira. O programa Bem Viver também está nas plataformas Spotify, Google Podcasts, Itunes, Pocket Casts e Deezer. 

Assim como os demais conteúdos, o Brasil de Fato disponibiliza o programa Bem Viver de forma gratuita para rádios comunitárias, rádios-poste e outras emissoras que manifestarem interesse em veicular o conteúdo. Para fazer parte da nossa lista de distribuição, entre em contato pelo e-mail: [email protected].

Edição: Marina Duarte de Souza e Lucas Weber