Integração

Presidente peruano viaja ao Chile para reunião binacional

A agenda de Pedro Castillo inclui um encontro com seu homólogo chinelo com o Conselho Empresarial Peru-Chile

|
Encontro entre os presidentes Pedro Castillo e Gabriel Boric em Santiago. Eles presidem o Gabinete Binacional Peru-Chile e a IV Reunião do Comitê Permanente de Consulta e Coordenação Política - Reprodução / Twitter Prensa Perú

O presidente peruano, Pedro Castillo, viaja nesta segunda (28) ao Chile em visita oficial para participar do IV Encontro Presidencial e de Gabinete Binacional de dois dias na capital chilena.

Segundo a chancelaria peruana, a comitiva do presidente Castillo será integrada pelos ministros das Relações Exteriores, Interior, Trabalho, Cultura, Saúde, Defesa, Produção, Comércio Exterior e Turismo, Economia e Finanças, Ambiente e Energia e Minas.

A agenda de dois dias do chefe de Estado peruano inclui reuniões entre os ministros de ambos países e um encontro com seu homólogo chileno, Gabriel Boric, e o Conselho Empresarial Peru-Chile.

:: Parlamento do Peru admite denúncia contra Pedro Castillo ::

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, durante a visita de Pedro Castillo se espera a aprovação do Plano de Ação de Santiago II, que inclui compromissos nos eixos de assuntos sociais e cultura para a integração, segurança e defesa, comércio exterior, investimentos, turismo e cooperação em ciência e tecnologia, meio ambiente, desenvolvimento sustentável, assuntos energéticos e de mineração, de desenvolvimento e de integração fronteiriça e assuntos de infraestrutura.

A chancelaria peruana indicou que o IV Encontro Presidencial e Gabinete Binacional abordará “temas da agenda bilateral e o fortalecimento da integração fronteiriça”.

O Gabinete Binacional Peru-Chile é a instância política e diplomática de mais alto nível e uma ferramenta para impulsionar os temas de cooperação de maior importância e atualidade, em benefício das populações de ambos os países.

Já foram realizados três outros encontros deste tipo: em Lima, em 2017; em Santiago, em 2018; e em Paracas (Peru), em 2019.

Traduzido por: Flávia Chacon